back to top
quarta-feira, outubro 2, 2024
InícioRegião dos LagosCabo FrioProjeto de reforma do Teatro Municipal de Cabo Frio segue em passos...

Projeto de reforma do Teatro Municipal de Cabo Frio segue em passos lentos e local segue abandonado

Previsão da Secretaria Municipal de Cultura é de reabrir totalmente o teatro ainda no segundo semestre de 2023

Totalmente fechado desde 2017, o Teatro Municipal Inah de Azevedo é mais um equipamento importante para a cultura cabo-friense que se encontra em situação de abandono. O local que já foi e poderia estar sendo palco de grandes espetáculos, revelando e dando destaques a diversos talentos jovens da cidade, segue esquecido.

Na área externa, o que se vê são pichações, calçadas, madeiras e janelas quebradas, sujeira e mau cheiro. Ao anoitecer, o local se torna abrigo de pessoas em situação de rua, que aproveitam a área coberta para se proteger do frio, mas deixam para trás, restos de comida, cobertores, dentre outros dejetos.

O projeto moroso para a reabertura se estende por longos anos e por vários motivos, ora por falta de energia elétrica fruto de uma dívida de R$ 25.637.166,16 do município com a empresa fornecedora, ou pela demora na elaboração do projeto de reforma, que deve atender às exigências do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança dos frequentadores. Este foi iniciado, mas não foi entregue dentro do prazo e teve que ser refeito.

Ele é considerado, atualmente, o principal motivo de atraso na entrega dessa obra.  Por conta desse atraso, um novo projeto de segurança contra incêndio e pânico teve que ser feito e este, e seguiu para análise do Corpo de Bombeiros, na cidade do Rio de Janeiro, em novembro de 2022.  A outra etapa seria a reforma da caixa cênica, incluindo a área externa do teatro, cujo Projeto também dependia de liberação do Corpo de Bombeiros.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para saber a que passo estão os trâmites. Em resposta, o município informou que o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. O processo agora está em tramitação interna para a marcação e realização da licitação, para a reforma da Caixa Cênica e do sistema anti-fogo / incêndio.

A Prefeitura informou ainda, que a obra terá início após o encerramento do processo licitatório. A previsão da Secretaria Municipal de Cultura é de reabrir totalmente o teatro ainda no segundo semestre de 2023.

Enquanto isso, o prédio vem sendo utilizado de forma parcial para reuniões, encontros ensaios e oficinas no horário de 8h30 às 17h, na Sala Ângelo Samerson.

Sabrina Sá
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo