23/10/2025 — 18:55
  (Horário de Brasília)

Projeto ‘Caminhos Criativos’ oferece capacitação gratuita a empreendedores da cultura nas Baixadas Litorâneas

Oficina de planejamento e gestão de projetos culturais aconteceu nesta quarta-feira em Cabo Frio

Compartilhe

Cabo Frio sediou, nesta quarta-feira (22), uma oficina gratuita de planejamento e gestão de projetos culturais, voltada a empreendedores e produtores da economia criativa das Baixadas Litorâneas. A atividade que integra o projeto “Caminhos Criativos” foi realizada no auditório da Prefeitura de Cabo Frio, no centro da cidade.

A iniciativa teve como objetivo inspirar e capacitar agentes culturais das cidades que compõem a região, oferecendo ferramentas para que possam transformar suas ideias em projetos sustentáveis, com impacto social e cultural.

Com duração de quatro horas, a oficina abordou temas essenciais como estruturação, planejamento, orçamento, fontes de financiamento, gestão e prestação de contas. Ao final do encontro, os participantes receberam certificado de participação.

A ação é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), em parceria com o Instituto Futuros, e conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio.

“Estamos felizes e empolgados com essa parceria com o Instituto Futuros, reconhecendo sua história, e esperamos poder desenvolver ações em todos os territórios fluminenses, impactando cada município e promovendo a autonomia dos fazedores de cultura”, destacou Carlos Ernesto Lopes, secretário municipal de Cultura.

Além de Cabo Frio, outras cidades do estado do Rio de Janeiro também receberão oficinas de capacitação entre os meses de outubro e novembro, fortalecendo o ecossistema da economia criativa fluminense.

O projeto “Caminhos Criativos” também abriu inscrições para um edital que vai selecionar 30 iniciativas culturais do Estado do Rio de Janeiro para participar de um ciclo de aceleração de cinco meses, entre janeiro e junho de 2026.

Com investimento de R$ 2,9 milhões, o programa oferecerá 720 horas de mentorias individualizadas, além de workshops, palestras e rodas de conversa. As inscrições estão abertas até 7 de novembro, pelo site editais.institutofuturos.org.br.

“Ao longo de seus 24 anos de história, o Instituto Futuros se especializou em promover formações e ciclos de aceleração para empreendedores e agentes da cultura em diversos estados do Brasil. Desde 2017, mais de 1.300 empreendedores foram impactados pelos programas do Instituto. Agora, junto à Secec-RJ, damos mais um passo nessa trajetória de incentivo à autonomia e à consolidação de projetos culturais”, afirmou Carla Uller, gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Instituto Futuros.

O “Caminhos Criativos” é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com execução do Instituto Futuros e apoio da Escola Estadual de Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Pier Luro
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias