Estão abertas as inscrições para o Projeto Botinho 2026, considerada a colônia de férias gratuita mais tradicional da América Latina. Realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), em parceria com o Sesc-RJ, o projeto oferece 5 mil vagas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com diversos polos concentrados na Região dos Lagos.
As atividades acontecem entre os dias 21 e 30 de janeiro, das 8h às 11h, em 29 praias fluminenses. Na Região dos Lagos, o Projeto Botinho terá aulas em praias de Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios, Araruama, Saquarema e Rio das Ostras, reforçando a importância da prevenção de acidentes em uma das áreas litorâneas mais frequentadas do estado.
Durante o período, os participantes realizam exercícios físicos na areia, recebem orientações sobre as condições do mar, noções de primeiros socorros e educação ambiental. O projeto é reconhecido nacional e internacionalmente por incentivar a interação social e promover a cultura de autoproteção desde a infância, com foco na prevenção de afogamentos.
As turmas são divididas por faixa etária: Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos). Ao final da colônia de férias, todos os alunos recebem certificado de conclusão.
As inscrições devem ser feitas individualmente e de forma on-line, por meio do site botinho.cbmerj.rj.gov.br. No momento do cadastro, o responsável legal deve preencher os dados da criança ou adolescente e escolher o polo desejado. Após a inscrição, os cadastrados receberão, em até 24 horas, um e-mail com orientações para a entrega presencial de documentos, como atestado médico, etapa obrigatória para a confirmação da vaga.
Segundo o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles, o projeto tem papel fundamental na formação cidadã. “O Botinho é um projeto que salva vidas. As crianças e os jovens aprendem e levam esse conhecimento para casa, tornando-se multiplicadores da mensagem de prevenção a afogamentos e preservação do meio ambiente”, afirmou.
Na Região dos Lagos, os polos incluem praias como a do Forte e Praia Grande, em Cabo Frio e Arraial do Cabo; Geribá, em Búzios; Praia do Centro, em São Pedro da Aldeia; Praia do Bosque, em Rio das Ostras; Praia Seca, em Araruama; e Barra Franca, em Saquarema. O Projeto Botinho 2026 atende todo o Estado do Rio de Janeiro e transforma o período de férias escolares em uma experiência educativa, segura e gratuita para milhares de jovens.
Polos / Locais de aula
O Projeto Botinho 2026 atende todo o Estado do Rio de Janeiro. Confira os polos disponíveis em cada região:
18º GBM – Cabo Frio
Aula: Praia do Forte (Av. do Contorno – em frente à Praça das Águas)
Aula: Praia de Santo Antônio (Av. Beira Mar – em frente ao posto GV)
Aula: Praia Grande (Praça Flávia Alessandra – Av Hermes Barcelos, s/n – Arraial do Cabo
DBM 1/18 – São Pedro da Aldeia
Aula: Praia do Centro São Pedro da Aldeia (em frente a Rodoviária
DBM 2/18 – Armação dos Búzios
Aula: Praia de Geribá (Praia de Geribá, canto esquerdo)
9º GBM – Macaé
Aula: Praia de Cavaleiros (Av. Atlântica, s/n – em frente ao Posto 2 Cavalheiro)
DBM 2/9 – Rio das Ostras
Aula: Praia do Bosque (ao lado das quadras de vôlei)
27º GBM – Araruama
Aula: Praia Seca (Av. Colombo, 1798 – Praia do Dentinho, Praia Seca)
DBM 1/27 – Saquarema
Aula: Barra Franca de Saquarema (Próximo a Rua Virgínia Marins Pessoa e ao Posto de Guarda-Vidas da Barrinha





