A AREMAC abriu as inscrições para o edital de reforma de embarcações da pesca artesanal em Arraial do Cabo, primeira etapa do projeto “Ensinar, Reformar, Preservar: Carpintaria Naval”, aprovado junto ao FUNBIO, e que será financiado com recursos do TAC Frade – Educação Ambiental. Para participar, os proprietários de embarcações devem comparecer na sede da Associação até a próxima sexta-feira (17), levando os documentos pessoais e os da embarcação.
Esta é uma etapa preliminar que não garante a execução dos serviços. Após o cadastro, a equipe técnica do projeto vai avaliar quais serão os barcos e canoas que serão reformados. As reformas englobam carpintaria, calafetagem e pintura. O projeto não cobre recuperação de instalações elétricas e hidráulicas e nem o conserto dos motores das embarcações. A prioridade das reformas também levará em conta critérios socioeconômicos dos candidatos.
A realização do ‘Projeto Educação Ambiental’ é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ. Ao todo, serão reformadas pelo projeto 30 embarcações de pequeno porte (até 10 metros de comprimento) e 12 canoas tradicionais da pesca artesanal cabista. Além disso, outros 20 caícos serão construídos com recursos aprovados junto ao FUNBIO.
Ainda está prevista a modernização da balsa de maricultura da AREMAC, instalada na enseada da Praia do Forno e a aquisição de uma canoa de fibra para estudo de viabilidade e transição tecnológica, já que hoje em dia se torna cada vez mais difícil encontrar os elementos necessários para a reforma das centenárias canoas de borçada que operam dentro da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo.
ENSINAR E PRESERVAR
Outro aspecto importante deste projeto é que ele prevê que os proprietários e tripulantes das embarcações que serão reformadas aprenderão os princípios básicos das atividades que serão realizadas: carpintaria naval, calafetagem, pintura da embarcação e dos nomes (letrista). Além disso, também haverá oficinas de artesanato feitas com as sobras dos materiais resultantes das reformas realizadas. O projeto assim envolverá toda a comunidade.
COMO SE INSCREVER?
Os interessados devem comparecer na sede da AREMAC (Rua Manoel Félix, 120 – Praia dos Anjos) até o dia 17 de março, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00, levando os seguintes documentos: identidade, CPF, título de eleitor, carteira de beneficiário (ICMBio), comprovante de residência e o Título de Inscrição de Embarcação (TIE). Não é cobrada taxa de inscrição. O ato de inscrição não garante que as reformas na embarcação serão executadas, o que ficará a critério da comissão técnica de avaliação do projeto.