InícioRegião dos LagosCabo FrioProgramações do Outubro Rosa começam em Cabo Frio a partir desta sexta...

Programações do Outubro Rosa começam em Cabo Frio a partir desta sexta (1º)

Unidades de saúde vão promover ações preventivas ao câncer de mama e de colo do útero

A partir desta sexta-feira (1º), as ações de alerta para o Outubro Rosa vão começar em Cabo Frio. A campanha destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero e terá ações de conscientização durante todo o mês. A abertura oficial será das 9h às 12h, na Praça Tiradentes, em frente ao prédio da Prefeitura de Cabo Frio.  

Haverá atividades de educação em saúde, orientações sobre a detecção precoce dos tipos de câncer, entre outros cuidados com a saúde. Profissionais também vão realizar aferição de pressão arterial, glicemia capilar e práticas interativas e complementares em saúde, como acupuntura e massoterapia. 

Do dia 4 ao dia 8 de outubro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF) vão oferecer diversas orientações aos moradores das respectivas áreas de abrangência.  

“Outubro é um mês de conscientização e ampliação da oferta de cuidado e detecção precoce do câncer de mama e câncer e do colo do útero, então vamos ampliar a oferta de preventivos e agendamento de mamografias nas unidades. Cada moradora que precisar realizar esses exames, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência”, afirma Cristiane Sampaio, enfermeira da equipe técnica de saúde da mulher do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. 

Segundo o Ministério da Saúde, o mês de outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 1990.  O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. 

O Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga, também vai intensificar a campanha de conscientização da importância de se prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama e de colo uterino. Ao longo de todo o mês de outubro serão oferecidas palestras educativas, coleta de preventivo em livre demanda, exame clínico das mamas e encaminhamento para realização de mamografia, diante ao protocolo ou qualquer alteração no exame.  

No dia 4 e no dia 6, a partir das 8h, será realizada uma palestra sobre “Papel da alimentação na prevenção do câncer de mama e do colo de útero”. No dia 4, às 14h, a unidade vai oferecer coleta de preventivo. Já no dia 6, a coleta acontecerá às 9h. 

Nos dias 7, 14, 21 e 28, uma palestra com a enfermeira Andréia Flores vai abordar os cuidados com a mama, autoexame, mamografia e mitos/verdades sobre o câncer de mama. Nestes dias a unidade também oferecerá consulta com mastologista.  

Nos dias 8, 11, 13, 22, 25 e 27 as moradoras de Cabo Frio também poderão fazer o preventivo. No dia 13, uma palestra com a psicóloga Ana Cristina vai abordar a autoestima durante o tratamento. 

A programação do dia 15 de outubro será voltada para as servidoras da unidade. Serão oferecidos serviços de coleta de preventivo às 13h, palestras sobre “O lado emocional durante a descoberta do câncer” e sobre o tema “Mulher cuida de todos e esquece dela mesma”, às 14h, e consultoria de beleza às 15h.  

Nos dias 18, 19 e 20, as coletas de preventivo ocorrerão às 9h. O tema “Autoestima durante o tratamento” será novamente abordado, às 10h. Encerrando a programação do Outubro Rosa na unidade, no dia 29, às 13h, será dia de coleta de preventivo e palestra sobre “ O lado emocional na descoberta do câncer”, com a psicóloga Fernanda Ermeninche.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content