Em Cabo Frio, durante todo o mês de dezembro, o programa “Melhor em Casa”, da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, em todos nos pacientes, cuidadores e responsáveis que são acompanhados pela atenção domiciliar e que enfrentam dificuldades de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde. A equipe multiprofissional, composta por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionista e psicólogo, realizará os exames.
Com o objetivo de disseminar informações e destacar a importância dos cuidados preventivos de saúde, o município integra a campanha nacional Dezembro Vermelho, voltada para a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do HIV/Aids.
A coordenadora do Programa Melhor em Casa, Natali Aguiar, ressalta a importância do trabalho em equipe para a ação e destaca a parceria entre o programa e o Hospital Dia, a unidade especializada do município para atendimento aos pacientes assistidos pelo Programa DST/AIDS.
“O trabalho em equipe dos setores da Secretaria de Saúde que pode proporcionar mais esse atendimento especializado e humanizado aos munícipes assistidos também pela rede domiciliar”, disse.
O “Melhor em Casa” é um programa do Ministério da Saúde que visa a desospitalização precoce e segura de pacientes, evitando riscos de infecções ou outros agravamentos no ambiente hospitalar. Além disso, atende pessoas para as quais o tratamento em casa é mais indicado.