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sexta-feira, julho 26, 2024
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Profissionais do turismo de Cabo Frio denunciam falta de controle no TOT

Eles afirmam que a falta de controle e transparência no Terminal de Ônibus de Turismo tem causado prejuízos ao setor

Profissionais do setor turístico de Cabo Frio, incluindo donos de hotéis e pousadas, estão denunciando uma suposta falta de controle e transparência no Terminal de Ônibus de Turismo (TOT), localizado na Avenida Wilson Mendes, bairro Jacaré.

As alegações surgiram após a última semana, marcada por feriados, indicando que estas questões estariam direcionando ônibus de turismo para São Pedro da Aldeia, resultando em perdas financeiras para o grupo.

O TOT, com capacidade para 140 ônibus, estaria operando com um número significativamente menor de veículos, segundo as denúncias. Isso estaria afetando negativamente o comércio turístico da cidade, especialmente durante períodos de alta temporada.

Em resposta a essas acusações, o Portal RC24h procurou a prefeitura de Cabo Frio para questionar sobre a taxa de ocupação atual do terminal, a existência de fiscalização no local, a forma como as informações são comunicadas aos profissionais do trade turístico, e se há algum sistema de controle ou vigilância implementado no terminal.

Em resposta, foi enviada a seguinte nota:

“A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que o decreto municipal 6.820/2022 delimita o número de veículos com entrada permitida no município e permanência no Terminal de Ônibus de Turismo (TOT), que comporta 140 vagas. Informa ainda que todo veículo de turismo, com autorização para circular na cidade, obrigatoriamente, precisa pagar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM).

Vale reforçar que os ônibus com autorização para a permanência no TOT não são obrigados a ficar estacionados 24 horas. Eles podem sair para passear com os turistas e até fazer outros trabalhos, por exemplo.

Caso a demanda pelo estacionamento seja maior que o número disponibilizado, o município conta com o chamado suporte, criado para diminuir a fila de espera, com valor do DAM reduzido. Nesta modalidade, testada nos últimos feriados, o veículo de turismo deixa o passageiro em Cabo Frio, seguindo para o estacionamento em outro local fora do município.

Como funciona nesse caso: o responsável pelo veículo paga o DAM, em seguida passa no TOT para pegar uma autorização. Ele deixa o passageiro no local desejado e depois volta ao TOT para entregar o documento, seguindo para o local onde o automóvel ficará estacionado. Quando volta para buscar os passageiros é o mesmo procedimento de busca e entrega da autorização.

A Secretaria reforça que todo esse trâmite foi discutido junto ao trade turístico para evitar a fila de espera, hoje um problema sanado no município. Essa foi a forma encontrada para dar continuidade ao desenvolvimento do turismo em Cabo Frio.

Quanto à fiscalização, a pasta, periodicamente, faz rondas nas ruas da cidade”.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

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