Nesta quarta-feira (22), ocorrerá uma paralisação nacional da educação pública em defesa do piso salarial para todas as carreiras e contra o Novo Ensino Médio (NEM). A manifestação incluirá a rede estadual e municipal do Rio de Janeiro, além de diversas outras redes do Interior e Grande Rio, como São Gonçalo, Duque de Caxias, Itaboraí, Valença e Seropédica.
A programação desta quarta-feira inclui uma greve de 24 horas, com assembleia da rede estadual às 14h no Largo do Machado e, em seguida, um ato unificado com todas as redes, culminando em uma marcha até o Palácio Guanabara.
O piso salarial nacional é uma demanda dos profissionais da educação, já que muitas redes estaduais e municipais pagam valores abaixo do estabelecido pela Lei do Piso Nacional, como, segundo afirmam, é o caso do estado do Rio de Janeiro, que possui o pior salário do país para seus educadores.
Alguns deles, que deveriam receber quase R$ 5 mil, têm tido uma defasagem de até 96% do valor.
Além disso, a revogação do Novo Ensino Médio (NEM) é exigência. O NEM começou a ser implementado no estado do Rio em 2022, gerando críticas e problemas na rede estadual.
Para os professores, o NEM é considerado um ataque ao ensino público, visando reduzir investimentos e privatizar segmentos da educação, favorecendo grupos econômicos.
Os manifestantes exigem a garantia de uma educação pública de qualidade com o piso salarial nacional para todos os educadores e não aceitam a precarização do trabalho docente e a exclusão no processo de formação dos estudantes promovida pelo NEM.
O Portal RC24h entrou em contato com o Governo do Estado pedindo uma nota sobre a situação e aguarda retorno.
Confira a programação completa da greve:
– 22/03: Greve de 24 horas;
– 14h: a rede estadual realiza assembleia no Largo do Machado.
– Após a assembleia da rede estadual: todas as rede se concentrarão para o ato unificado no Largo do Machado, seguido de uma passeata até o Palácio Guanabara.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).