O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou, nesta quarta (22) e quinta-feira (23), uma operação de fiscalização em instaladoras de Gás Natural Veicular (GNV) e lojas automotivas para apurar denúncias de consumidores. No total, os agentes vistoriaram 33 estabelecimentos localizados em 13 municípios do estado, nas Regiões Metropolitana, Serrana e dos Lagos; e também no Centro-Sul, Norte e Baixada Fluminense.
Em Cabo Frio, três estabelecimentos foram interditados e receberam auto de infração: Dr. Gás & Cia, New Gás e Auto Center, localizadas nos bairros Jardim Olinda, Palmeiras e Praia do Siqueira, respectivamente.
Segundo o Procon, nas três instaladoras havia ausência de Certificado de Registro de Instalador (CRI) emitido pelo INMETRO. Outras irregularidades foram constatadas como ausência de extintor de incêndio, pondo em risco os trabalhadores e consumidores; ausência de Código de Defesa do Consumidor (CDC), de cartaz do 151 e ausência Certificado do Corpo de Bombeiros.
Em Rio das Ostras, também foram autuadas três instaladoras de GNV: Centro Automotivo Litoral, no bairro Jardim Bela Vista; e Shark, no Costa Azul, que tiveram o local de manutenção ou instalação de gás natural veicular interditado, uma vez que realizam outros serviços além desse; e G Car, no bairro Jardim Campomar, que foi completamente interditada.
Entre as irregularidades, foram constatadas ausência de CRI, emissão de nota fiscal em nota de outro estabelecimento, ausência de documento que comprove a origem do cilindro e ausência de tabela de serviços prestados.
As lojas interditadas, segundo o Procon, estão impedidas de realizar qualquer tipo de atividade relacionada à manutenção ou instalação de GNV, até que a situação seja regularizada e comprovada junto ao órgão.
A operação foi realizada em conjunto com a Secretaria de Fazenda e a Polícia Civil, através da Delegacia de Defraudações, e contou com o apoio de Procons Municipais.
O responsável por uma instaladora de GNV de Rio das Ostras foi conduzido à delegacia pelos agentes da Polícia Civil. Em todas as instaladoras que foram autuadas, a Delegacia de Defraudações irá instaurar processo administrativo para investigar os fatos.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.