Procon autua três postos de combustíveis em São Pedro da Aldeia

Na fiscalização realizada nesta terça-feira (15), foram realizados os testes de bomba baixa e proveta

1006

No dia em que se celebra o Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, os agentes do Procon de São Pedro da Aldeia realizaram uma operação especial para fiscalizar os postos de combustíveis da cidade. A Agência Nacional de Petróleo, a 125ª Delegacia de Polícia (125ª DP) e a Secretaria Municipal de Fazenda também participaram da ação conjunta, que passou por quatro estabelecimentos e visou coibir o aumento abusivo no preço dos combustíveis. Além disso, os agentes também apuraram denúncias feitas por consumidores de produtos fora da data de validade e mal armazenados em um comércio da cidade. 

Durante a operação desta terça-feira (15), três postos de combustíveis foram notificados e autuados por não apresentarem a documentação necessária para o exercício da atividade comercial, alvará e certificados do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.

“Também identificamos, em um dos postos, um caminhão que estava fazendo transbordo de combustível sem emissão de nota fiscal, o que responde por crime definido no artigo 1º da Lei 8.137”, comentou o coordenador do Procon, Marcio Lisboa.

Na fiscalização, foram realizados os testes de bomba baixa e proveta. O objetivo é apurar a qualidade do produto oferecido e o volume que é colocado no tanque de combustível do veículo do consumidor. Todos os postos autuados possuem um prazo de 15 dias para apresentarem defesa em processo administrativo. O estabelecimento comercial, onde foram encontrados produtos mal armazenados, sem especificação e com a validade vencida, também foi autuado, tendo o mesmo prazo de 15 dias para ampla defesa. 

A fiscalização teve como objetivo apurar as denúncias feitas pelos consumidores sobre prática abusiva no aumento de preços, após o reajuste no valor da gasolina e do diesel, anunciado pela Petrobras no dia 10 de março, além de celebrar o Dia Mundial do Consumidor.

SAIBA COMO DENUNCIAR

Para o envio de denúncias e esclarecimentos de eventuais dúvidas, a população aldeense pode entrar em contato com o Procon por meio de ligações telefônicas e mensagens de WhatsApp no número (22) 2627 6086. Quem deseja ser atendido presencialmente deve procurar a sede do órgão, localizada na Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 136, no Centro, atrás do Fórum. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui