InícioDestaqueProcon aldeense fiscaliza comércio da Black Friday nesta sexta (26)

Procon aldeense fiscaliza comércio da Black Friday nesta sexta (26)

Grandes lojas de varejo foram visitadas pela equipe e autuadas por induzirem o cliente ao erro

Agentes do Procon de São Pedro da Aldeia realizaram uma operação especial para fiscalizar os estabelecimentos que anunciaram descontos durante a Black Friday, nesta sexta-feira (26). Os agentes buscaram por irregularidades que caracterizam práticas abusivas e propaganda enganosa. O objetivo é assegurar que as ofertas sejam anunciadas de forma clara, sem lesar ou enganar o consumidor.

Grandes lojas de varejo foram visitadas pela equipe e autuadas por induzirem o cliente ao erro. De acordo com o coordenador do órgão, Márcio Lisboa, em um dos cinco estabelecimentos visitados o preço do encarte divergia do valor cobrado no caixa. “No encarte o produto era oferecido com um preço menor e, na hora do pagamento, o valor cobrado era outro”, contou.

Das cinco inspecionadas, três lojas foram autuadas e têm o prazo de 15 dias para apresentarem defesa. Em duas delas os agentes encontraram divergência entre o preço final pago pelo consumidor e a porcentagem de desconto ofertada. Também foram lavrados dois autos de infração por irregularidades e ausência de documentação obrigatória. Os fornecedores devem ficar atentos ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e às normas que regem as relações de consumo.

O Procon orienta que os consumidores fiquem atentos a detalhes importantes na hora da compra, como prazo e possibilidade de troca da mercadoria, condições de entrega e parcelamento. Para os usuários de sites, é importante verificar a segurança dos portais de comércio online. Ao entrar no site, certifique-se de que a barra do navegador usa o protocolo HTTPS e se é exibido um ícone em forma de cadeado fechado. Isso indica que o site é seguro e possui certificado digital.

A população pode enviar denúncias e tirar dúvidas com o Procon por meio de ligações telefônicas e mensagens de Whatsapp para o (22) 2627-6086.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content