Praticar esportes oferece benefícios que vão muito além da melhoria do condicionamento físico. Promove também a inclusão social e incentiva o lazer. Assim, com todos esses objetivos, será inaugurado no próximo sábado (25) o Projeto Pró-Esporte na Região dos Lagos.
O projeto oferece gratuitamente para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas portadoras de deficiência atividades físicas como natação, hidro, polo aquático, surfe, ginástica, capoeira, futebol, futsal, beach soccer, vôlei, handebol, judô, jiu-jitsu e muay thai. Para isso, a iniciativa implementou um núcleo em cada município da Região dos Lagos: Araruama, Arraial do Cabo, Armação de Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Maricá. Cada núcleo terá capacidade para atender a cem alunos, totalizando 800 pessoas beneficiadas pelo Projeto.
O primeiro núcleo a ser inaugurado neste sábado (25) é o de Iguaba, com aulas de natação para o público infantil. Dia 2 de dezembro será inaugurado o núcleo de Macaé, com futebol para crianças; 9 de dezembro o núcleo de Saquarema, com treinamento funcional para adultos; 16 de dezembro o de Araruama, com Jiu-jitsu para crianças e jovens; 6 de janeiro de 2024 o núcleo de Cabo Frio, com treinamento funcional para adultos; 13 de janeiro de 2024 o de São Pedro da Aldeia, com treinamento funcional para adultos; 20 de janeiro o de Casimiro de Abreu com aulas de Jiu-jitsu para o público infantil e adulto; e, por fim, no dia 27 de janeiro, o de Rio das Ostras, com futebol de areia e funcional.
Para a coordenadora de Eventos e Patrocínios da Enel — que patrocina o projeto via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte —, Giselle Garcia, a iniciativa traz oportunidade e qualidade de vida para as pessoas, cumprindo com o objetivo da companhia de impactar positivamente as regiões onde atua. “A Enel é hoje umas das principais patrocinadoras de esporte e cultura via lei de incentivo e para nós é uma satisfação enorme poder levar projetos como esse para a população, que promovem saúde, lazer e qualidade de vida para as pessoas”, diz ela.
Os núcleos do projeto funcionam nos seguintes endereços:
CABO FRIO – Escola Municipal Professor José Francisco da Silveira Júnior – Condomínio minha casa, minha vida – Estrada Campos Novos, 1.150 – Jardim Esperança, Cabo Frio
SÃO PEDRO DA ALDEIA – Estrada do Alecrim, 580 – Porto do Carro
MACAÉ – Rua dos Juritís, 194 – Riviera Fluminense
IGUABA GRANDE – Rodovia Amaral Peixoto – km 100 – Cidade Nova
RIO DAS OSTRAS – R. Italiana Lourenço Cabral, 570 – Boca da Barra
CASIMIRO DE ABREU – Rua R. Abel Siqueira, 555 – Recanto
SAQUAREMA – Rua bela paisagem N 9 – Porto Novo
ARARUAMA – Rua Júlio de Castilho 22 – Parque das Acácias