Início Cabo Frio Primeira dose da vacina contra a Covid-19 chega a mais de 17...

Primeira dose da vacina contra a Covid-19 chega a mais de 17 mil pessoas em Cabo Frio

Cerca de 150 profissionais atuam por dia na imunização

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Coronavírus completa três meses no dia 20 de abril. Em Cabo Frio, mais de 17 mil pessoas do grupo prioritário receberam a primeira dose, e mais de 4 mil receberam a segunda dose. A imunização envolve diversos setores da Prefeitura: somente na Secretaria de Saúde, quase 150 profissionais atuam diariamente para a vacina chegar até a população.

“A vacinação é fundamental para que nossa cidade possa retomar as atividades cotidianas. Precisamos estancar a circulação do vírus com a vacina, e também com as medidas de prevenção e higiene. Temos trabalhado diariamente para vacinarmos toda nossa população o quanto antes”, explica o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

Durante esse período, para cada dia de vacinação foram mobilizados profissionais como enfermeiros, agentes comunitários de saúde, agentes administrativos, motoristas, superintendentes, coordenadores e supervisores, além de equipe de logística e manutenção, divulgação, segurança e de estatística, entre outros.

Estado liberou 50 mil doses do imunizante

Desde o início da campanha de vacinação, Cabo Frio recebeu pouco mais de 50 mil doses dos imunizantes oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Deste total foram aplicadas 21.238, sendo 17.002 de primeira dose e 4.236 de segunda. Atualmente, o calendário abrange idosos de 69 a 64 anos para primeira aplicação, e de 78 a 75 anos para segunda aplicação.

O secretário de Saúde de Cabo Frio, Felipe Fernandes, esclarece que a diferença entre a quantidade de vacina recebida e a de doses aplicadas acontece devido ao intervalo necessário entre a primeira e segunda dose de cada laboratório.

“A quantidade destinada para a primeira e a segunda dose é especificada na nota técnica entregue em cada remessa proveniente da Secretaria de Estado de Saúde. No caso da vacina Oxford/AstraZeneca, o intervalo necessário é de três meses, enquanto no caso da Coronavac (Sinovac/Butantan) o prazo é entre 21 e 28 dias”, esclarece.

Idosos são prioridade na vacinação

Desde que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 teve início, Cabo Frio vem imunizando integrantes dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Na primeira fase foram os profissionais de saúde, idosos residentes em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência que vivem em instituições, quilombolas e indígenas, que totalizam cerca de 8 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde.

Nesta segunda fase, o Governo Federal incluiu os idosos de 60 anos ou mais, que em Cabo Frio representam 37.267 pessoas. Devido à escassez de vacina, o cronograma nacional precisou ser fracionado em faixas etárias, com a imunização sendo feita conforme o recebimento das doses da vacina, enviadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content