O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou à Justiça Elizeu Santos Barreto, que foi preso em junho de 2021, em Cabo Frio, por tráfico de drogas, e Jamil Benedito Marinho Correa Filho pelo crime de lavagem de dinheiro.
Segundo os promotores, Elizeu possui comprovado envolvimento com o tráfico interestadual de drogas, com principal atuação nos estados da Bahia, Mato Grosso e São Paulo.
De acordo com investigação do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), Elizeu, ao ser preso, estava em veículo em nome de Jamil. Assim, a investigação acabou por comprovar que Jamil se enquadrava como “laranja” de Elizeu.
A denúncia destaca que os criminosos “dissimularam a propriedade de um veículo Corolla adquirido com valores provenientes de infrações penais, notadamente tráfico de drogas e associação para o tráfico, com o fim de ocultar a propriedade do bem”.
A pedido do GAECO/MPRJ, o Juízo da 2ª Vara Criminal Especializada em Organizações Criminosas determinou, no dia 12 de março, a alienação antecipada do carro, objeto da ação penal, depositando-se o saldo à disposição do Juízo até o encerramento do processo.