InícioRegião dos LagosMacaéPresidente da Petrobras visita Macaé e anuncia investimento de 13 bilhões de...

Presidente da Petrobras visita Macaé e anuncia investimento de 13 bilhões de dólares na Bacia de Campos

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, visitou nesta sexta-feira (12) instalações da empresa em Macaé. Ele conheceu o Centro de Operações Integradas (COI) da Bacia de Campos e também esteve no Porto de Imbetiba.

Com um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, a Petrobras aprimorou, no início deste ano, seu Centro de Operações Integradas, onde é possível acompanhar, em tempo real, processos de produção e escoamento de petróleo e gás na região, situados a dezenas de quilômetros de distância da costa.

Ao todo, são 190 poços monitorados e, além disso, é possível verificar os estoques e traçar estimativas de produção e de escoamento do óleo, o que evita a parada temporária das plataformas; além de acompanhar as operações e localização dos navios-tanques e embarcações de suprimentos.

O presidente aproveitou a visita para batizar a unidade que recebeu o nome de Centro de Operações Integradas Roberto Jardim, em homenagem ao geólogo aposentado da Petrobras, Roberto Jardim, falecido, que em 1977 liderou a equipe responsável pelo Sistema de Produção Antecipada no campo de Enchova, na Bacia de Campos, desencadeando o início de nosso desenvolvimento tecnológico em águas profundas.

O espaço conta também com recursos e tecnologias de conectividade que permitem, com total segurança, o controle operacional e de produção de uma plataforma remotamente. A plataforma é “replicada” e é possível realizar remotamente as operações. As salas de controle onshore possuem todos os dispositivos de uma offshore. Atualmente, na Bacia de Campos, 11 já possuem controle em terra.

“A inovação está no DNA da Petrobras. Investimos em tecnologia como alavanca de negócios e também para promoção da segurança das pessoas, do meio ambiente e das instalações”, afirmou Joaquim Silva e Luna.

*Com informações do O Dia

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content