A Praia do Forte, principal ponto turístico de Cabo Frio, recebeu mais uma edição do Presente às Águas, evento dedicado a louvar e homenagear Iemanjá, divindade do panteão africano, cultuada em todo o Brasil na Umbanda e no Candomblé. A programação no Canto do Forte aconteceu durante a sexta-feira (2). Já em Tamoios, que recebeu as celebrações pela primeira vez, a festividade segue neste sábado (3).
Na Praia do Forte, a 18ª edição do evento foi iniciada com a chegada da carreata e da imagem de Iemanjá. No Canto do Forte foram realizadas apresentações culturais como capoeira, samba de roda e jongo. Dando continuidade à programação, uma homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes foi celebrada pelo bispo Dom Joanir da Silva Neves, da Igreja Católica Brasileira de Cabo Frio.
Ogan do Asé Parque São Jorge, André Matias, destacou a importância de se preservar a cultura afro-brasileira e ancestralidade em Cabo Frio.
“Toda vez que temos a oportunidade de vir pra rua fortalecer e fazer a promoção da cultura afro-brasileira devemos fazer. Esse evento, que está na 18° edição, tem o objetivo de resgatar a nossa ancestralidade e a nossa cultura. Agradeço a todas as casas de Candomblé e tendas de Umbanda, além do apoio da Prefeitura. Que venham mais anos e anos”, destacou.
As honrarias seguiram com louvação e homenagens dos terreiros de Umbanda, Xirê de Candomblé para os Orixás e a tão esperada entrega dos presentes para Iemanjá, nas águas da Praia do Forte, na direção da Boca da Barra. Na sexta, em Tamoios, no Pontal de Santo Antônio, a programação foi aberta com Xirê para os Orixás e toque dos ogans de casas de candomblé.
Festejos em Tamoios
No sábado, a concentração para o evento no distrito será às 14h, no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva. A partir das 14h15 sai o cortejo com a imagem de Iemanjá e com os integrantes das casas religiosas em direção ao Pontal de Santo Antônio.
Às 15h30 será feita a louvação a Exu; às 16h o Xirê e, às 17h, a entrega dos balaios. No Pontal, a imagem será posteriormente fixada nas proximidades da areia. A entrega dos balaios será nos barcos de pescadores durante a procissão marítima. E, às 18h, os ogans tocarão pontos para os presentes.