Uma preguiça-de-coleira (bradypus torquatus) foi resgatada pela Guarda Ambiental próximo à Praia de Vilatur, em Saquarema, na manhã dessa quarta-feira (10).
Após passar por exames veterinários que constataram o seu bom estado de saúde, a preguiça foi solta em uma área de preservação ambiental do município.
O ANIMAL
É um mamífero endêmico da Mata Atlântica que pertence à família Bradypodidae. A espécie recebe esse nome devido à mancha escura na nuca que se assemelha a uma coleira.
Esses animais costumam passar de 60% a 80% do dia dormindo, possuem hábitos solitários, baixa temperatura corporal (razão pela qual estão sempre em busca de sol), têm como principal característica a lentidão de movimentos (o que o torna bastante suscetível a qualquer ameaça) e, embora possam caminhar pelo solo e até mesmo nadar, passam a maioria de suas vidas nos galhos altos das árvores, descendo uma vez a cada oito dias para defecar no solo.
Eles são tranquilos, mas as suas garras são fortes e afiadas, podendo causar acidentes graves caso não seja manuseada corretamente.