A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, notificou nesta terça-feira (27) mais duas embarcações abandonadas no Canal do Itajuru. A medida faz parte do plano de ordenamento do município, que vem sendo reforçado desde o início de 2025 com ações contínuas de fiscalização.
O trabalho é realizado com o apoio da Guarda Marítima e Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Pesca e da Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf). O objetivo é minimizar os impactos ambientais provocados pelo descarte irregular de resíduos, além de prevenir riscos à navegação causados por carcaças e materiais à deriva que podem comprometer o tráfego de embarcações no canal.
Além das notificações, o município segue orientando pescadores e proprietários de barcos sobre o uso adequado das embarcações e o descarte correto de resíduos. Após a notificação, os responsáveis têm o prazo de 48 horas para realizar a retirada voluntária das embarcações ou materiais abandonados.
A prefeitura reforça que a colaboração da população é fundamental para a preservação ambiental e a segurança da área. Denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais: pelo telefone (22) 3199-1313, pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou ainda pelo número 153 da Guarda Civil Municipal.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






