A prefeitura de Cabo Frio, por meio da Guarda Civil Municipal, deu início nesta quinta-feira (16) a um esquema especial de trânsito para o Cabofolia 2025, evento que se estenderá até a madrugada de domingo (21). A primeira interdição aconteceu às 14h, na Avenida Ponta Grossa, no trecho após a entrada do Assaí Atacadista, localizado na Praia do Siqueira.
A partir das 21h, a Avenida América Central, entre a Rua Joaquim Melo Júnior e a Avenida Ponta Grossa, será interditada e permanecerá fechada até o fim do evento. Outra mudança inclui o bloqueio da Rua Luís Feliciano Cardoso na interseção com a Rua Joaquim Melo Júnior, transformando-a na entrada exclusiva para o estacionamento oficial do Cabofolia.
Veículos de suporte ao evento, como caminhões e carros das empresas Sal Cisne e Perynas, além de transportes de produtores e artistas, terão circulação liberada nas vias designadas. Reboques foram posicionados na Rua Luís Feliciano Cardoso para prevenir estacionamentos irregulares e preservar áreas ambientais próximas.
AMBULANTES AUTORIZADOS
O município também autorizou 15 ambulantes previamente cadastrados a trabalhar na área externa do evento. A medida beneficia profissionais que, devido a um decreto municipal, estão temporariamente proibidos de atuar com aluguel de guarda-sóis, mesas e cadeiras nas praias. Durante o Cabofolia, eles poderão vender alimentos e bebidas.
O secretário de Ordem Pública, coronel Leandro Carvalho, destacou que a fiscalização será intensificada para coibir irregularidades como atividades não autorizadas, ação de flanelinhas e comércio informal. “Reforço a importância da colaboração de todos para que respeitem as sinalizações e orientações da Guarda Civil Municipal, assegurando a fluidez do trânsito e a segurança de todos os participantes do Cabofolia”, afirmou.
Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelo telefone 153, que opera 24 horas por dia.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).