A Prefeitura de São Pedro da Aldeia firmou, nesta quinta-feira (9), um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
O objetivo da parceria é fomentar a qualificação profissional no município, com a oferta de cursos de formação, extensão e capacitação.
O prefeito, Fábio do Pastel (PL), comemorou mais esse passo em direção a formação educacional de qualidade dos munícipes.
“Agradeço a equipe do IFRJ e torço para que essa parceria gere ainda mais frutos, com profissionais mais qualificados e geração de renda no nosso município”, disse.
Os cursos oferecidos pelo Programa Qualificar para Transformar Mulheres Fluminenses, no qual as aldeenses já puderam se inscrever, é um exemplo de ensino oferecido pelo instituto.
O público-alvo são mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, criando novas possibilidades de emprego ou de negócio próprio.
Reitor do IFRJ, Rafael Barreto Almada explicou como funciona a oferta de cursos.
“As parcerias ampliam a atuação do instituto. Temos o campus em um município específico e esse entorno também precisa ser atendido. Além dos cursos também serem ofertados para o entorno, essas parcerias geram ações de pesquisa, de ensino, de extensão nas cidades vizinhas. Hoje temos 15 unidades espalhadas pelo estado, com 16 mil matrículas de estudantes e mais de 400 projetos de pesquisa acontecendo”, contou.
Cada campus possui seus eixos tecnológicos, de acordo com a demanda de capacitação local.
O secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca, Thiago Rodrigues, falou do objetivo de capacitar a mão de obra local.
“Conhecendo as necessidades da nossa cidade, estamos buscando trazer cursos que atendam as particularidades daqui. A parceria com IFRJ será um ganho muito importante”, afirmou.
O diretor-geral do Campus Arraial do Cabo, Davi Barreto de Aguiar, informou que cerca de 150 alunos de São Pedro da Aldeia são atendidos na unidade. Eles integram, principalmente, cursos de ensino médio integrado, como os de informática e técnico em meio ambiente.
“Através do termo assinado hoje a gente vai poder ampliar ainda mais as nossas ações de extensão em São Pedro da Aldeia para futuramente termos um núcleo, uma estrutura mais consolidada aqui no município. Lançamos hoje o fundamento para isso no futuro”, pontuou.