InícioRegião dos LagosMaricáPrefeitura de Maricá inaugura nova sede do Banco Mumbuca

Prefeitura de Maricá inaugura nova sede do Banco Mumbuca

Banco comunitário ganhou espaço no Centro nesta sexta-feira (29) e cinco novas linhas de crédito já são previstas para a nova fase da instituição

A Prefeitura de Maricá e o Banco Mumbuca inauguraram, na tarde desta sexta-feira (29), a nova sede central do banco comunitário.

O local conta, além de espaços para crédito, administração, direção, multimídia e consultoria, com um auditório que homenageia o escritor e poeta Manoel Lago, que faleceu este ano devido a complicações da Covid-19.

O Banco Mumbuca fica na Rua Eugênia Modesto da Silva, no Parque Eldorado, próximo à sede da Prefeitura, no Centro.

“A nova sede do Banco Mumbuca é um marco importante para o município, onde a moeda social que se vincula à política de Renda Básica da Cidadania. O desafio da instituição é estar mais perto das pessoas, construindo um sentimento cooperativo, uma economia que se vincula pela dimensão produtiva – estimulando e fomentando este valor que as pessoas precisam”, comentou o prefeito Fabiano Horta (PT).

Fabiano também anunciou que haverá um cadastramento para novos beneficiários do programa Renda Básica de Cidadania (RBC).

“Esta é uma busca ativa que a gente está programando para o pós-pandemia”, antecipou.

Foto: Clarildo Menezes/Prefeitura de Maricá

Moeda Social

“Hoje nós temos no município mais pessoas aceitando Moeda Mumbuca do que as bandeiras de cartão de crédito e débito na cidade. Desde 2018, já liberamos mais de 1 milhão de mumbucas em microcréditos para a população”, destacou a presidente do Banco Mumbuca, Manuela Melo.

“Das 65 mil contas no nosso sistema, 90% são de mulheres, o que só reforça a nossa luta para a emancipação financeira da mulher”, completou.

A presidente do Banco também falou a previsão de novas cinco linhas de crédito para o cidadão maricaense.

“Já temos em desenvolvimento a linha de crédito produtivo agrícola, exclusiva para pescadores, outra linha de crédito para advogados que estão em início de carreira, uma linha de crédito para financiamento de placa solar e também para projetos como o Mumbuca Sementes, a nossa incubadora de negócios solidários”, finalizou.

“O Banco Mumbuca nasce em 2013 como um sonho se tornando realidade, que fomenta a Renda Básica da Cidadania. Agora tem sede própria e a responsabilidade de desenvolver coletivos de financiamento e individuais para obras revolucionárias”, disse o secretário de Economia Solidária, Adalton Mendonça.

Homenagem a Manoel Lago

O escritor e poeta Manoel Lago, importante personalidade do município, foi homenageado nomeando o auditório da nova sede do Banco Mumbuca. A sua filha, a estudante Luiza Lago, de 19 anos, que participou da cerimônia, contou como foi receber a homenagem.

“Meu pai viveu 69 anos e durante esse tempo a maior parte foi na vida pública. Aqui em Maricá foi onde mais ele criou laços, se identificou com a política e as ações sociais. Para mim, é importante porque o Banco Mumbuca representa uma questão social, mostra solidariedade com as pessoas, amor ao próximo, que é o que o meu pai mais pregava. Não teria uma homenagem melhor para ele que nomear o auditório do Banco Mumbuca”, disse.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content