A Prefeitura de Maricá e o Instituto Federal Fluminense (IFF) firmaram um convênio para abertura de 1.600 vagas em cursos técnicos gratuitos ao longo de três anos. A iniciativa será iniciada no segundo semestre deste ano. As oportunidades fazem parte do projeto Formatec, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), e são voltadas aos cidadãos do município que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio e buscam qualificação para melhor inserção no mercado de trabalho.
O projeto Formatec: Maricá+Técnico prevê a oferta de vagas por semestre, distribuídas por cursos de formação técnica nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática, Logística e Meio Ambiente. Haverá turmas nas modalidades concomitante, em que o estudante cursa o Ensino Médio em outra instituição de forma simultânea ao ensino técnico no IFF, e subsequente, que é voltado a quem já concluiu o Ensino Médio.
“Os alunos do Ensino Médio de qualquer escola situada no município poderão se inscrever e, se aprovados, fazer o contraturno técnico no campus do IFF. A Prefeitura está apostando firme na formação e qualificação dos nossos jovens e adultos”, destaca o presidente do ICTIM, Carlos Senna.
As aulas acontecerão no Campus Maricá do IFF, em Ubatiba, nos turnos da tarde (cursos concomitantes) e noite (cursos subsequentes). Em breve será divulgado o edital de seleção das primeiras turmas do projeto. Para o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, a ação conjunta trará enormes ganhos para o município.
“O objetivo do convênio é fortalecer o projeto da educação profissional e tecnológica pública em Maricá, por meio de uma maior diversidade de cursos ofertados e com a oportunidade de atendermos um número maior de pessoas, entre jovens e adultos”, ressalta o reitor do IFF.
Modalidades:
Concomitante – Turmas voltadas a alunos matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio. Será obrigatória a apresentação de declaração de matrícula em uma escola localizada em Maricá. A formação técnica terá duração de um ano e meio, com aulas no turno da tarde.
Subsequente – Turmas voltadas a quem já terminou o Ensino Médio. Será obrigatória a apresentação de declaração ou certificado de conclusão. A formação técnica terá duração de um ano e meio, com aulas no turno da noite.
Áreas de formação: Edificações, Guia de Turismo, Informática, Logística e Meio Ambiente, com vagas distribuídas igualmente pelas modalidades Concomitante e Subsequente.
Ingresso: O edital com as regras do processo seletivo de ingresso dos alunos será divulgado pelo IFF em breve.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.