16/07/2025 — 16:02
  (Horário de Brasília)

Prefeitura de Cabo Frio remove muro construído de forma irregular em área de preservação no distrito de Tamoios

Estrutura ocupava a Faixa Marginal de Proteção do Rio São João, onde novas construções são proibidas por lei. Local será recuperado com plantio de vegetação nativa.

Compartilhe

A Prefeitura de Cabo Frio realizou, nesta terça-feira (15), uma ação conjunta para a remoção de um muro construído de forma irregular na Faixa Marginal de Proteção (FMP) do Rio São João, em Tamoios. A estrutura, antiga, foi erguida em área de preservação permanente, onde novas ocupações são expressamente proibidas pela legislação ambiental.

A operação reuniu equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, e de Segurança e Ordem Pública, com apoio da Coordenadoria de Assuntos Fundiários, da Guarda Marítima e Ambiental, do Grupamento da Guarda Civil de Tamoios e da 8ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm).

Durante a fiscalização, que contou com a presença dos secretários Jailton Nogueira (Meio Ambiente) e coronel Leandro Carvalho (Segurança e Ordem Pública), foi constatada a irregularidade da construção, que não apenas descumpria a legislação, como também comprometia a paisagem natural do entorno do rio.

Moradores informaram à equipe sobre a suposta tentativa de venda do terreno, mesmo estando em uma área onde não é permitido construir. Para evitar que mais pessoas fossem prejudicadas ao adquirir um espaço de uso restrito por lei, a Prefeitura decidiu pela retirada imediata do muro.

Além de preservar o meio ambiente, a medida visa proteger a população de ocupações irregulares e promover o uso responsável do território. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o terreno será cercado e passará por um processo de recuperação com o plantio de espécies nativas, contribuindo para a recomposição da vegetação local e a segurança ambiental da região.

A gestão municipal reforça que denúncias sobre crimes ambientais podem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (22) 3199-1333 ou pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br. Também é possível acionar a Guarda Civil Municipal pelo número 153.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias