back to top
sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioRegião dos LagosCabo FrioPrefeitura de Cabo Frio multa Prolagos por vazamento de esgoto na Lagoa...

Prefeitura de Cabo Frio multa Prolagos por vazamento de esgoto na Lagoa de Araruama

Concessionária foi multada em R$ 1 milhão nesta semana por causa do lançamento de efluentes

A Prefeitura de Cabo Frio multou a Prolagos por vazamento de esgoto na Lagoa de Araruama. A concessionária foi autuada em R$ 1 milhão, nesta quarta-feira (23), depois que foi constatado lançamento de efluentes através da caixa interceptora localizada em frente à ETE Praia do Siqueira, que fica na Rua Luiz Feliciano Cardoso, próximo à Morada do Samba.

Nesta quinta-feira (24), a secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet, esteve com os técnicos de saneamento no local, acompanhados de pescadores e também do vereador Alexandre da Colônia, onde constataram o vazamento e também o dano na caixa interceptora, que aumenta o vazamento de efluentes para a lagoa.

Segundo a secretária, a concessionária foi notificada, no dia 17 de fevereiro, pela Prefeitura para que o vazamento fosse resolvido. Desde então nenhuma intervenção foi realizada pela empresa.

“Em carta relatório, enviada ao prefeito, a Prolagos quis passar para a Prefeitura a responsabilidade do problema, alegando que a caixa interceptora de esgoto é do município. Contudo, trata-se de um equipamento da concessionária, que intercepta o esgoto, jogando os efluentes para outras caixas até chegar à ETE Praia do Siqueira. Isso tudo foi constatado pela nossa equipe, documentado e a empresa foi notificada para resolver o problema, o que não aconteceu. Por essa razão foi aplicada multa, diante do dano ambiental continuado”, afirma a secretária.

De acordo com o chefe de Saneamento da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Paulo de Tarso, ao abrir a caixa interceptora de esgoto, os técnicos notaram que a mesma tinha um buraco na parede que faz a contenção e o desvio do esgoto.

“O ponto da Rua Luiz Feliciano Cardoso, na Praia do Siqueira, recebe o manilhamento que vem do Guarani, desaguando as águas pluviais na Lagoa de Araruama. Ao retirar a tampa cega percebemos que a caixa interceptora tem um buraco na parede que deveria conter o esgoto e desviá-lo para o poço de bombeamento. Mas com essa abertura, os efluentes vazam in natura para a lagoa. A Prolagos, diante da nossa notificação, respondeu ao prefeito, com carta relatório, dizendo que não era responsável pelo problema. Mas a concessionária é sim a dona do equipamento. Por isso foi multada”, afirma Paulo de Tarso.

Ainda segundo ele, a Prefeitura está vistoriando todos os pontos de escoamento, para verificar se está ocorrendo vazamento de esgoto, assim como o ocorrido na Praia do Siqueira.

“Temos outros dez pontos de deságue de águas pluviais e estamos vistoriando todos. Caso seja constatada alguma irregularidade, a Prolagos será novamente notificada, podendo ser multada caso não haja a solução para o problema”, finalizou Paulo de Tarso.

Em nota, a Prolagos disse que “a concessionária não foi notificada”.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo