Quatro editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) foram lançados na noite desta segunda-feira (17) em Cabo Frio, com um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão para o fomento de projetos culturais. O evento aconteceu no salão nobre do Charitas e reuniu cerca de 200 pessoas, entre autoridades, membros da imprensa e representantes da sociedade civil.
Entre as autoridades presentes estavam a secretária nacional do Comitê de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Roberta Martins; o coordenador do Escritório Estadual do MinC-RJ, Eduardo Nascimento; o prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho; o vice-prefeito, Miguel Alencar; além dos secretários municipais Victor Escapini (Governo), Carlos Ernesto Lopes (Cultura), Paulo Becker (Comunicação) e Marcelo Dusi (Desenvolvimento Econômico). O presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, vereador Milton Alencar, também participou da solenidade.









Durante o evento, o prefeito destacou a rapidez da Secretaria de Cultura em viabilizar os recursos, que deveriam ter sido aplicados no ano anterior. Segundo Dr. Serginho, “em 47 dias, fizeram acontecer, cumpriram os requisitos formais para que esse recurso chegue à ponta, ao fazedor de arte, ao agente cultural. De uma maneira ou de outra, vamos entregar à população arte e cultura”.
O secretário de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, ressaltou que os editais têm como objetivo apoiar artistas, produtores culturais, coletivos e instituições que desenvolvem ações no município. “Os recursos da PNAB fazem parte do nosso compromisso em garantir apoio contínuo ao setor cultural, ampliando oportunidades para a produção e difusão artística”, afirmou.
Inscrições abertas até 10 de março
As inscrições começam nesta terça-feira (18) e seguem até 10 de março. Os interessados devem se cadastrar através deste link. Os editais contemplam diferentes áreas culturais:
- Edital Caminhos Culturais: destina-se à contratação de oito projetos voltados para intercâmbio e formação em arte e cultura.
- Edital de Fomento a Projetos Continuados de Pontos de Cultura: selecionará cinco projetos, distribuídos entre as regiões da Sede, Tamoios, Zonas Rurais e Periferias.
- Edital de Mostras e Formações: disponibiliza 13 vagas, sendo cinco para Formação Cultural e oito para Mostras Artísticas e Culturais.
- Edital de Apoio às Companhias Artísticas: apoiará dois projetos de manutenção de companhias artísticas sediadas no município.
Mais detalhes sobre critérios de seleção, valores e documentação necessária podem ser consultados no Diário Oficial da Prefeitura.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).