08/10/2025 — 17:19
  (Horário de Brasília)

Prefeitura de Cabo Frio intensifica fiscalização contra loteamentos irregulares em áreas de preservação de Tamoios

Operação conjunta identificou construções e parcelamentos ilegais às margens do Rio Una e em outras regiões de proteção ambiental

Compartilhe

A Prefeitura de Cabo Frio realizou, na terça-feira (7), uma operação de fiscalização para coibir loteamentos irregulares e construções ilegais em áreas de preservação ambiental no distrito de Tamoios. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, por meio da Fiscalização Ambiental, com apoio da Guarda Marítima e Ambiental. A iniciativa também atendeu a demandas encaminhadas pelo Ministério Público Estadual (MPE).

As equipes percorreram as estradas do Araçá e do Trimumum, nos bairros da Restinga e Botafogo, onde foram encontrados indícios de parcelamento irregular do solo. Em uma das áreas fiscalizadas, localizada às margens do Rio Una — considerada uma região de proteção ambiental —, foram identificados dois loteamentos irregulares. Os responsáveis pelas edificações foram notificados e terão de apresentar a documentação que comprove a titularidade dos terrenos, o que permitirá identificar quem realizou o fracionamento ilegal.

Durante a operação, também foi realizada uma vistoria na Estrada da Agrisa, onde havia a construção irregular de um quiosque às margens do Rio Una. O proprietário já havia sido notificado no último sábado (5) e cumpriu o prazo de 48 horas para remover voluntariamente a estrutura.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, as ações de fiscalização são permanentes e essenciais para a proteção dos ecossistemas locais.
“Essas ações têm o objetivo de coibir crimes ambientais e proteger áreas sensíveis do nosso território, como a margem do Rio Una, que são protegidas por lei e fundamentais para o equilíbrio ecológico. Continuaremos com as operações conjuntas com os órgãos de fiscalização e o Ministério Público para garantir a preservação dessas áreas”, afirmou.

540784618 25458278827094556 134649635805596670 n
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias