A Prefeitura de Cabo Frio anunciou, nesta segunda-feira (25), uma grande reestruturação na máquina administrativa com o objetivo de reduzir gastos e enfrentar a crise financeira que atinge o município.
O decreto publicado pelo prefeito Dr. Serginho extinguiu quatro secretarias municipais:
• Secretaria de Obras (SEMOB)
• Secretaria de Gestão Territorial e Economia Azul (SEGTEA)
• Secretaria da Família e da Juventude (SEFAJUV)
• Secretaria da Melhor Idade (SEMEI)
As funções dessas pastas serão absorvidas por outras secretarias já existentes, como a Secretaria da Cidade (SECID), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDECON) e a Secretaria de Assistência Social (SEMAS).
Além disso, alguns cargos também foram extintos ou transformados. Entre eles:
• A Secretaria-Adjunta de Licenciamento e Regularização Urbanística, que deixou de existir.
• O cargo de Secretário-Adjunto de Obras e Fiscalização, que foi transformado em Coordenador-Geral de Obras e Fiscalização.
Segundo o decreto, todos os cargos comissionados ligados às secretarias extintas foram automaticamente exonerados. Já os servidores efetivos serão realocados para as pastas que absorveram as funções.
O prefeito Dr. Serginho (PL) destacou que as mudanças não aumentam despesas e fazem parte de um pacote de medidas para garantir o equilíbrio financeiro da cidade. “Estamos reorganizando a máquina pública para gastar menos e manter os serviços essenciais funcionando. É uma decisão difícil, mas necessária neste momento de crise”, afirmou.
Com o corte de secretarias e cargos, a prefeitura espera economizar e otimizar os recursos, ao mesmo tempo em que mantém o compromisso com áreas prioritárias como saúde, educação e assistência social.