A secretaria de Educação de Cabo Frio divulgou o balanço do processo seletivo simplificado para cadastro de reserva, encerrado na última sexta-feira (10), às 17h. Ao longo do período de inscrições, iniciado na segunda-feira (6), o sistema digital GEDUCA – Gestão Educacional Digital – registrou 24.020 cadastros.
A plataforma, que também é usada para pré-matrículas e gestão de dados educacionais, foi responsável pela análise e classificação dos candidatos com base em suas experiências e qualificações. Segundo a Secretaria, o uso da ferramenta digital busca otimizar o processo e oferecer mais transparência.
O levantamento indicou grande interesse por vagas no Distrito de Tamoios, com 6.521 inscrições, além de 1.712 candidaturas para regiões quilombolas. Entre as funções mais procuradas, estão auxiliar de classe, com 5.192 inscrições (22%), auxiliar de serviços gerais, com 3.870 (16%), e inspetor de aluno, com 2.797 (12%).
Alfredo Gonçalves, secretário de Educação, destacou que o uso do sistema digital permite decisões mais assertivas para atender às necessidades da rede municipal.
Com a substituição de processos manuais, o sistema digital reduz erros e possibilita a convocação de profissionais com maior agilidade, atendendo às demandas do município e contribuindo para melhorias na rede pública de ensino.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).