A Prefeitura de Búzios lançar nesta sexta-feira (7), uma campanha em toda rede escolar do município como forma de combater o bullying e a violência nas escolas.
Caracteriza-se como bullying, atos de violência física ou psicológica, como ataques físicos e insultos pessoais.
A campanha tem o intuito de trazer luz a esse tema tão atual e que afeta diretamente a forma como as crianças e adolescentes se relacionam nos espaços públicos e no seio familiar.
Já nesta segunda (10), a secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, junto com o secretário da pasta, Rodrigo Ramalho, realizará visitas nas unidades escolares do município para dar início a implementação das ações da campanha.
O objetivo do Poder Executivo é unificar as ações que o município já realiza em cada secretaria para alcançar as famílias e auxiliar no papel que cabe a elas sobre os cuidados com as crianças.
Quanto ao papel que cabe ao município, cada secretaria que atende a essas famílias com determinados serviços, atuarão em conjunto para esclarecer sobre a importância da participação da família nessa construção e para garantir as ferramentas necessárias para que todos os espaços ocupados pelas crianças sejam seguros.
A secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia já realiza trabalhos com os alunos da rede para garantir respeito e segurança nas unidades educacionais de Búzios.
Porém, a pasta entende a necessidade de intensificar as ações no sentido de garantir que a escola seja cada vez mais um espaço de acolhimento e segurança para todos e, diante disso, implementará medidas mais condizentes com a atualidade visando garantir às crianças e adolescentes da cidade e suas famílias, mais informação e apoio em busca de soluções.
Nesta quinta (6), houve uma reunião para traçar os principais pontos a serem trabalhados dentro das escolas e dentro dos lares, onde as crianças convivem com seus familiares.
Participaram do encontro, o secretário de Educação, a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joice Costa, a coordenadora de Unidade Educacional, Ana Carolina Souza Vaz, a gerente do Departamento Educacional, Renata Sabino, a coordenadora de políticas públicas para crianças e adolescentes, Érica Rodrigues e Flavio Fonseca da Coordenadoria da Criança e do Adolescente.
Durante a reunião foi debatida, entre outras coisas, a necessidade de conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos da exposição midiática de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade, principalmente emocionais, uma vez que zelar pela segurança de crianças é um dever de todos: família, escola e sociedade.