A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Pesca, iniciou nesta segunda-feira (28) o cadastramento dos pescadores profissionais artesanais do município. A ação, que segue até o dia 28 de setembro, busca atualizar as informações e reconhecer oficialmente os trabalhadores da pesca artesanal na cidade.
O cadastramento é voltado a pescadores, caiçaras, marisqueiras e aposentados que ainda exercem a atividade pesqueira profissionalmente. Para ser validado, é necessário apresentar toda a documentação exigida — incluindo Carteira do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), comprovante de atividade no Ministério da Pesca, carteira da Colônia Z-23, documentos pessoais e comprovante de residência atualizado, entre outros. Após a validação, será emitido um comprovante com validade de um ano.
O atendimento ocorre na sede da Secretaria, localizada na Travessa dos Pescadores, nº 111, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A partir desta quarta-feira (30), o município também contará com atendimento itinerante nos bairros, sempre das 9h às 16h, com o objetivo de facilitar o acesso ao serviço.
Confira os locais e datas do cadastramento itinerante:
- 30/07 (quarta-feira): Mercado do Pescador
- 02/08: Baía Formosa (quadra em frente à UBS), das 9h às 12h
- 04/08: José Gonçalves (campo)
- 06/08: Tucuns (praça do campo de areia)
- 11/08: Cem Braças (praça Zé Paraíba)
- 13/08: Manguinhos (quadra do Nicomedes)
- 18/08: Rasa (praça do INEFI)
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Pesca pelo telefone (22) 2350-6068 ou pelo e-mail sepen@buzios.rj.gov.br.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.