Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (22), a prefeitura de Búzios e a concessionária Prolagos definiram um conjunto de medidas para resolver os problemas de esgoto irregular no município, com foco na preservação ambiental e na melhoria do saneamento básico. O despejo de esgoto na praia foi apontado como prioridade, e obras estão previstas para começarem logo após o Carnaval.
Durante o encontro, destacou-se a necessidade de mapear todas as ligações de esgoto irregulares e notificar os responsáveis. Na ocasião, o prefeito Alexandre Martins, solicitou a criação de um cadastro completo das redes de esgoto e galerias pluviais, em parceria com a Prolagos, para manter um histórico atualizado e evitar problemas no futuro.
“Vamos priorizar as áreas que estão diretamente impactando a qualidade das nossas praias e avançar no saneamento básico com um plano eficiente e sustentável. Solicito também que a Prolagos dê ampla divulgação a população de quais bairros e ruas já existem redes separativas, evitando assim a ligação irregular em redes pluviais”, afirmou o prefeito.
Na reunião ficou decidido que uma das principais ações será na Rua Rancho Mutã, onde será realizada a reestruturação da rede de esgoto para evitar que resíduos continuem sendo lançados no mar. Em paralelo, o bairro Cem Braças também receberá intervenções, como o aumento da potência das bombas de esgoto e a implementação de redes separativas.
Outro ponto importante será o diálogo com os condomínios. Uma reunião será organizada para discutir a implantação de redes de esgoto separativas, garantindo que as ligações estejam em conformidade com as normas ambientais. Além disso, a prefeitura e a Prolagos pretendem intensificar a fiscalização, divulgando informações sobre redes irregulares no site da concessionária e da prefeitura, além de advertir a população sobre o descarte ilegal de esgoto.
A Prolagos também assumiu o compromisso de expandir o estudo de mapeamento de redes entre as regiões de Manguinhos e Ossos, além de incluir os bairros localizados após o pórtico da cidade no plano de saneamento. Essas medidas fazem parte do projeto “Esgoto Zero”, que promete ser um marco na gestão ambiental e de infraestrutura do município.
Participaram da reunião os secretários do Saneamento e Drenagem, Marcus Valerius, do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, Serviços Públicos, Marcelo Júnior, Obras e Projetos, Caio Canellas, o Procurador do município, Cristiano Oliveira, a Controladora Geral, Luciana Vieira, o vice-prefeito, Leandro Pereira, além do prefeito Alexandre Martins e do presidente da Prolagos, Luiz Fernando Fabbriani e equipe.
A prefeitura reforça que “a preservação do meio ambiente e o avanço no saneamento básico são compromissos fundamentais para garantir a qualidade de vida dos moradores e a conservação das praias, que são um patrimônio do município”.