A Prefeitura de Búzios iniciou nesta semana, por meio da Secretaria de Ordem Pública, o cumprimento de uma decisão judicial que estabelece novas regras para o uso das praias do município. A operação começou na Praia da Ferradura e será gradualmente expandida para as demais praias da cidade.
A medida foi determinada pela juíza Mônica Labuto durante audiência pública realizada no dia 4 de julho, na Praça Santos Dumont. Segundo a decisão, está proibida a montagem antecipada de ombrelones, cadeiras e outros equipamentos por comerciantes e barraqueiros. A partir de agora, esses itens só podem ser colocados na areia mediante solicitação direta dos frequentadores.
De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, Sérgio Ferreira, todos os comerciantes da Praia da Ferradura foram notificados e receberam cópias da decisão. A fiscalização e orientação começaram ainda na terça-feira (8) e seguem com apoio das equipes da prefeitura.
Segundo a gestão municipal, o objetivo da medida é garantir o uso ordenado e democrático das praias, assegurando mais espaço e liberdade para moradores e turistas, com respeito à legislação e ao meio ambiente.

Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.