O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), participou do desfile da Escola de Samba União de Maricá nesta sexta-feira (28), na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. A escola, que apresentou o enredo “O cavalo de Santíssimo e a coroa do Seu 7”, foi a sexta a se apresentar na Série Ouro. A agremiação, que tem o apoio institucional da Prefeitura de Maricá, buscou uma vaga no Grupo Especial, apresentando 1.600 componentes distribuídos em 16 alas e três carros alegóricos.
O samba-enredo, composto por Wanderley Monteiro e outros, foi inspirado em Seu 7 da Lira, uma manifestação de Exu na umbanda, e destacou elementos da fé, festa e devoção. O carnavalesco Leandro Vieira, que tem experiência com escolas do Grupo Especial, foi o responsável pelo enredo.
A comissão de frente, dirigida por Patrick Carvalho, representou os personagens principais do enredo, Seu 7 da Lira e Mãe Cacilda, utilizando truques cênicos. A fantasia do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrício Pires e Giovanna Justo, também foi um dos destaques, com referências a Exu Sete Encruzilhadas e a Pombagira Audara Maria.
A bateria da escola, chamada Maricadência, com 250 integrantes, foi comandada por mestre Paulinho Steves, que está na União de Maricá desde 2016. Rayane Dumont, rainha da bateria, representou a escola com energia e simpatia. O desfile é uma tentativa da União de Maricá de alcançar uma vaga no Grupo Especial em 2026.
No ano anterior, a escola ficou em 4º lugar em sua estreia na Série Ouro, com o enredo “O Esperançar do Poeta”, homenageando compositores.















