09/01/2025 — 06:11
  (Horário de Brasília)

Prefeito Washington Quaquá discute possíveis parcerias entre Maricá e empresário português António Quaresma

Juntos eles avaliaram o potencial de uma fábrica de sardinhas na cidade e seus benefícios para a economia local

Compartilhe

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, realizou nesta terça-feira (7) uma reunião com o empresário português António Quaresma, dono da fábrica e loja “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa”, que tem, inclusive, um ponto de venda na Time Square, em Nova Iorque. O encontro ocorreu na sede da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e teve como objetivo discutir as operações da empresa no Brasil a partir da cidade e a criação de uma fábrica de enlatados de sardinha no município.

A proposta trará grandes benefícios para a economia, contribuindo para a geração de empregos diretos e indiretos, além de movimentar setores como pesca, logística e comércio. Participaram da agenda o vice-prefeito João Maurício (Joãozinho), o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, o secretário de Pesca, Xandi de Bambuí, e o presidente da Companhia Maricá Alimentos S.A. (Biotec), Marlos Costa, e o ator Antônio Grassi.

“Tivemos a honra de receber em Maricá o meu grande amigo António Quaresma, um dos empresários mais criativos de Portugal. Ele também é responsável por empreendimentos como o Museu da Cerveja de Lisboa e as famosas lojas de pastéis de bacalhau com queijo da Serra da Estrela.

“Com certeza, será um grande privilégio trazer para Maricá a visão inovadora desse grande empresário!”, comentou Quaquá.

António mencionou a satisfação em saber que Maricá deseja ter o seu próprio negócio de sardinhas enlatadas. “Maricá poderá simbolizar o epicentro da economia social com essa iniciativa. É uma honra saber que a cidade deseja ter um negócio próprio de sardinhas! Sinto-me vaidoso por isso”, afirmou o empresário.

O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, lembrou que a grande responsável por ancorar o projeto em parceria com António Quaresma será a Biotec, subsidiária da companhia, cujo nome passará para Amar (Alimentos Maricá), sob liderança de Marlos Costa. “A Codemar estará inserida nesse projeto, dando o apoio necessário para a preparação de produtos na área alimentícia, em particular na indústria de conservas”, garantiu Lacerda.

Durante a permanência do empresário na cidade, o grupo também visitou o Museu Casa Darcy Ribeiro, na Praia de Cordeirinho, o Centro de Inovação e Aquicultura de Maricá (Ciamar), e a Fazenda Pública Joaquim Piñero, no Espraiado.  A primeira-dama, Gabriela Lopes, acompanhou a visita.”Trouxemos o António Quaresma para apreciar e ver de perto as nossas excelentíssimas tilápias produzidas através do Ciamar”, disse Quaquá.

Museu Casa Darcy Ribeiro

O espaço foi montado na antiga residência do antropólogo, considerado um dos mais importantes estudiosos do país no século XX. Ele possui duas salas de cinema, espaço para gravação de podcast (de uso público mediante agendamento), sala de karaokê, sala interativa de vídeo, sala de espelhos infinitos e mais, sempre usando música (destaque para ritmos contemporâneos como rap e trap), poesia e slam.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo