O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, causou controvérsia ao expressar seu desejo de que todos os eventos realizados no município tivessem temática gospel. A declaração ocorreu durante uma sessão solene para a entrega do título de cidadão aldeense e outras honrarias, que foi realizada na segunda-feira (15), na Câmara dos Vereadores, durante as comemorações do aniversário da cidade – que contou com a abertura de um show gospel.
“Começamos o aniversário da cidade com a abertura de um show evangélico, que foi uma bênção, um marco. Tenho dito que pretendo realizar cada vez mais eventos evangélicos em São Pedro da Aldeia. As pessoas dizem que a cidade é 60/70% gospel, mas eu gostaria que 100% dos eventos fossem gospel”, afirmou o prefeito. Confira a fala no vídeo abaixo:
A declaração foi recebida com desaprovação por parte de munícipes e insituições, como Casas de Culto, Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros da Região dos Lagos e outros defensores do Estado Laico, levando à publicação de uma nota de repúdio ao pronunciamento de Fábio do Pastel.
Conforme a nota, essa não é a primeira vez que o prefeito faz “comentários” que expressam intolerância religiosa. “Além das afirmações recorrentes sobre ‘energias negativas’ que supostamente atrapalham seu governo, e a alegação de erros de gestão atribuídos a ‘macumba’ por comissionados em redes sociais, observamos também o apoio explícito à intolerância, com pessoas sendo exoneradas por sua crença religiosa, cultos sendo realizados em espaços públicos e indivíduos escondendo seus símbolos de fé”, diz um trecho do documento.
Nessa terça-feira (16), durante o Desfile Cívico, o prefeito comentou sobre o assunto e pediu “perdão a todos”. Pastel disse, nas redes sociais, que cometeu “um grave erro durante o discurso na câmara, quando quis expressar paixão pessoal por shows gospel. Errei. Me expressei de forma equivocada e peço perdão a todos por isso”.
Ao Portal RC24h, a advogada Margareth Ferreira, que é coordenadora jurídica nacional do Movimento Negro Unificado afirmou que está “articulando com as instituições de matriz africana e, na internet, tem circulado um abaixo assinado, pedindo a retratação pública pelo Prefeito Fábio do Pastel”.
O Portal RC24h entrou em contato com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e solicitou uma nota oficial sobre o ocorrido, mas, até o fechamento dessa matéria, não obteve respostas.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.