Moradores de Rio das Ostras foram mais uma vez surpreendidos com uma atitude absurda do prefeito Marcelino Borba. Desta vez, ele retirou toda a vegetação de restinga que havia na Praia de Costazul.
Com a justificativa de precisar conter a criminalidade no local, a prefeitura havia enviado um documento ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) solicitando permissão de poda. A licença Ambiental, por meio da Superintendênica Regional em Macaé foi concedida com a condição de que as características da restinga, que é protegida por lei, estando dentro de uma Unidade de Proteção Permanente, fossem preservadas.
Porém, entre o Natal e o Ano Novo, Marcelino decidiu não acatar as determinações do INEA e devastou parte considerável da área de proteção, sendo retirado até mesmo pela raiz, com uso de maquinário pesado, ao invés de manejá-las, conforme a autorização prévia.
A prefeitura afirma que tudo foi realizado em total conformidade com a Licença concedida pela Instituto. Em contrapartida, o INEA realizou uma vistoria no local e constatou a irregularidade. Agora o caso segue sob análise.
O Ministério Público também foi acionado para o caso.
*Colaboração de Bertha Muniz
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.