Aconteceu nesta quinta-feira (5) a desocupação de um prédio público localizado na Avenida da Liberdade, em Arraial do Cabo. O imóvel, que abrigava o antigo alojamento da Álcalis, voltou à posse da prefeitura da cidade após cumprimento de um acordo judicial.
Segundo a prefeitura, as pessoas em situação de vulnerabilidade social que ocupavam o local tiveram até essa data para desocupar o imóvel. Durante a ação, o juiz da Comarca de Arraial do Cabo, José Renato de Mattos, acompanhado pela Defensoria Pública e pela Procuradoria Geral do Município, realizou uma inspeção para verificar a presença de possíveis ocupantes. O prédio, no entanto, já se encontrava vazio, restando apenas a remoção de alguns pertences.
Para evitar novas invasões, todas as entradas do imóvel foram bloqueadas com tijolos. A operação contou com apoio da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Secretaria de Desenvolvimento Social, Posturas e IDAC.
Após uma vistoria técnica da Defesa Civil de Arraial do Cabo, realizada em conjunto com um engenheiro da Prefeitura, o imóvel foi interditado devido às condições estruturais precárias. A medida teve como objetivo garantir a segurança física dos antigos moradores, da população local e prevenir possíveis danos às áreas vizinhas.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).