Pré-vestibular social de Cabo Frio abre inscrições para o Processo Seletivo 2022

Interessados têm até o dia 21 de janeiro para se inscreverem; público-alvo são pessoas que não tenham recursos para custear pré-vestibular particular

1598
Aulas do Pré-J antes da pandemia/ Divulgação: Facebook

As inscrições estão abertas para o processo seletivo 2022 do Curso Pré-J, o pré-vestibular social de Cabo Frio. As aulas serão na paróquia de São Cristóvão e o objetivo principal do projeto é oferecer uma preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a pessoas de baixa renda, residentes do município.

O curso começa no dia 11 de fevereiro, com aulas de segunda à sexta-feira, das 18:30 às 21:20, mas as inscrições terminam no dia 21 de janeiro. Para participar do processo seletivo basta acessar o formulário de inscrição e completá-lo com as informações necessárias. Lembrando que o grupo-alvo são, necessariamente, pessoas que já concluíram ou que estejam cursando o 3o ano do ensino médio em escola pública. Também existem outros requisitos que podem ser vistos no edital disponibilizado.

Por conta dos impedimentos da pandemia e o espaço da sala de aula, o curso agora está disponibilizando 30 vagas.

A ex aluna do curso, Juliana Gandard, garante que vale a pena.

¨O Pré-J me ajudou muito na época do Enem. Além de ter ótimos professores, que se disponibilizavam para nos ensinar, o projeto era uma ótima alternativa para quem não tinha condições de pagar um cursinho. Sem dúvidas o Pré-J foi fundamental para que eu pudesse ingressar na faculdade. Fico muito feliz de ter feito parte da primeira turma do projeto social e sempre indico para que novas pessoas possam ter a mesma oportunidade. Garanto que vale muito a pena¨, disse ela.

Alunos do Pré-J prestam atenção aos ensinamentos/ Divulgação: Facebook

SOBRE O PROJETO

Idealizado no ano de 2016, por um grupo de jovens da pastoral da juventude de Cabo Frio que se reuniram em uma plenária para discutir acerca das desigualdades no acesso ao ensino superior, o Pré-J foi criado como um projeto de cunho social que atende jovens e adultos de toda Cabo Frio.

O público alvo deste são pessoas que tenham concluído o ensino médio, em escola pública e, que não tenham recursos financeiros possíveis para custear um pré-vestibular particular. Os professores e demais ocupações do projeto trabalham voluntariamente, sendo regidos por termo assinado e vinculado a lei de voluntariado n° 9608/98. São jovens e adultos com nível superior ou cursando a partir do 3° período de graduação em áreas que contribuam com as matérias e demais quadros.

O curso é ministrado nas dependências da matriz da Paróquia de São Cristóvão, de segunda à sexta das 18:30 às 21:30 e quando necessário aos sábados de 9 às 12h.

¨Existem poucas iniciativas de pré-vestibulares sociais e uma grande demanda. O Pré-J é uma oportunidade para os cabo-frienses que não têm condições de pagar um curso preparatório para acesso ao ensino superior. Em função da pandemia, retornaremos com um número menor de vagas e exigiremos a comprovação da vacinação contra a COVID-19 de todos os alunos. Importante tomarmos todos os cuidados para evitar a disseminação do coronavírus¨, disse o coordenador geral do Pré-J, Roberto Noronha Campos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui