Estudantes que enfrentaram problemas logísticos ou apresentaram doenças infectocontagiosas listadas no edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm de 11 a 15 de novembro para solicitar a reaplicação da prova.
A solicitação deve ser feita por meio da Página do Participante, e, se aprovada, permitirá que os candidatos realizem o exame nos dias 10 e 11 de dezembro. As provas começaram no último domingo (3) e terão continuidade no próximo domingo (10), conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Participantes que faltarem a qualquer um dos dias de aplicação por motivos que não se enquadram nas condições previstas pelo edital não poderão pedir a reaplicação. Nesses casos, serão considerados ausentes, e as notas das provas já realizadas servirão apenas para autoavaliação.
Os candidatos que tiveram problemas com infraestrutura e logística, como falta de energia elétrica no local de prova, desastres naturais que comprometeram a infraestrutura ou erros de execução de procedimento, podem solicitar a reaplicação. Em caso de problema apenas no primeiro dia, o participante deve comparecer normalmente ao segundo dia e solicitar a reaplicação do primeiro.
Quem apresentou sintomas de doenças infectocontagiosas incluídas no edital, como covid-19, tuberculose ou varíola, e não compareceu ao exame, também tem direito à reaplicação em dezembro. Neste caso, é necessário anexar documentos comprobatórios da condição de saúde, que serão analisados individualmente pelo Inep. Para os pedidos de reaplicação por problemas logísticos, o Instituto avaliará as solicitações com base nos registros de intercorrências.
Na primeira fase do Enem 2024, realizada em 3 de novembro, cerca de 3,15 milhões de estudantes participaram, representando 74,4% dos mais de 4,3 milhões de inscritos. Entre os concluintes do ensino médio na rede pública, 94% se inscreveram, registrando um aumento significativo em relação a 2023, quando 58% desse grupo participou. Em 14 das 27 unidades da Federação, todos os estudantes concluintes da rede pública se inscreveram para o exame.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.