Búzios submeteu nesta segunda-feira (15) a documentação para a candidatura das praias do Forno e Azeda/Azedinha ao programa Bandeira Azul, um selo internacional de qualidade ambiental. A ação, que ocorre com a finalidade de reconhecer e promover a sustentabilidade e a gestão ambiental desses locais, incluiu a apresentação de 34 critérios e 19 anexos, necessários para a aprovação do programa.

A Praia do Forno está no processo de renovação da candidatura, enquanto a Azeda/Azedinha, atualmente em fase piloto, decidiu antecipar a participação oficial no programa neste ano.
Foram implementadas várias medidas para as duas praias, como a realização de 80 análises de qualidade da água, instalação de banheiros para os usuários, a implementação de um Plano de Gestão de Praia, a colocação de sinalização ambiental e de ordenamento, a proibição de aparelhos de som e a gestão de resíduos sólidos.

O programa Bandeira Azul, que é representado por 34 critérios técnicos e seus respectivos desdobramentos, estabelece um conjunto significativo de condicionantes para as praias candidatas ao selo.
Búzios marcou presença no Workshop nacional do Programa Bandeira Azul, que aconteceu nos dias 5 e 6 de maio na Praia do Cumbuco, no Ceará. Esta é a primeira vez que a cidade busca a renovação do selo para uma das praias locais (Praia do Forno) e a qualificação simultânea de duas praias (Azeda-Azedinha e Forno).
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).