InícioDestaquePraias da Região dos Lagos conquistam Bandeira Azul

Praias da Região dos Lagos conquistam Bandeira Azul

Praias de Cabo Frio, Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Saquarema conquistaram e/ou renovaram a certificação ambiental. Confira quais

Foram divulgadas nesta terça-feira (26), as 42 praias e marinas que conquistaram e/ ou renovaram a certificação Bandeira Azul para a temporada 2023/2024. Delas, seis são da Região dos Lagos, nos municípios de Cabo Frio, Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Saquarema.

Das seis, três foram renovadas: as praias do Peró, em Cabo Frio; das Pedras de Itaúna, em Saquarema; e do Forno, em Búzios. Já as outras três, que são as praias de Ubás, em Iguaba Grande; das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia; e a Azeda, também no município buziano, conquistaram a certificação para a primeira temporada.

Para Rosalice Fernandes, secretária municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Cabo, o comunicado da renovação da Bandeira Azul na Praia do Peró foi recebido com muita alegria, principalmente por esta ser a sexta vez consecutiva.

Já Mario Flávio Moreira, secretário de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia, destacou o empenho de todos os envolvidos no projeto de obtenção do certificado à Praia das Pedras de Sapiatiba.

Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia. | Imagem: Divulgação

“A Bandeira Azul é extremamente importante, especialmente sob o aspecto ambiental. A condição básica para conquistar o certificado é a qualidade da água e nós temos mais de 100 análises com resultado de bom a excelente. Também investimos em conscientização  ambiental em paralelo às questões técnicas, isso é extremamente importante e também faz parte dos pré-requisitos para aderir ao programa. Este é um certificado internacional em que o mundo inteiro tem acesso às informações das praias consideradas de excelente qualidade. Dessa forma, a Praia das Pedras de Sapiatiba vai estar inserida no cenário mundial. São 34 critérios e lá nós vamos cumprir todos. A parte de infraestrutura como banheiro, posto salva vidas, entre outros, será construída por meio de uma Parceria Público Privado (PPP) e o resultado vai ser fantástico, vai ser um divisor de águas na questão ambiental e turística de São Pedro Aldeia”, apontou.

DESTAQUES DA REGIÃO DOS LAGOS

Desta vez, o destaque da Região dos Lagos vai para Búzios, que é a primeira cidade da localidade a ter duas praias contempladas com a certificação, e para São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, que foram as primeiras cidades do Brasil a ter praias de lagoa de água salgada certificadas.

O secretário do Ambiente e Urbanismo de Búzios, Evanildo Nascimento, comemorou o feito, já que em três anos o município conquistou duas praias com o selo de qualidade ambiental.

“Agora, a praia Azeda/Azedinha, é aprovada oficialmente pelo júri internacional, como Bandeira Azul, e a praia do Forno, também teve seu selo renovado. Tenho muito orgulho de dizer que a gestão Alexandre Martins, conseguiu em menos de três anos, aprovar duas praias Bandeiras Azuis, no município. Estamos qualificando nossas praias pelo víeis ambiental, pela qualidade de água, pelo plantio, pela educação ambiental, estamos avançando bastante”, declarou.

Praia do Forno, em Búzios, renovou a certificação da Bandeira Azul para esta temporada. | Imagem: Internet/ Reprodução

Já sobre o fato de ser uma das primeiras cidades do país a ter praias lagunares certificadas, a gestora do Programa Bandeira Azul na Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia,  Andreia Nogueira, destacou que já esperava conseguir o feito, principalmente por conta do trabalho contínuo para cumprir todos os tópicos impostos pela comissão avaliadora.

“A equipe inteira trabalhou sem medir esforços para isso. O nosso executivo colocou esse projeto como uma prioridade. Era um sonho, agora é uma realidade”, declarou.

ENTREGA DAS BANDEIRAS

Os locais receberão as bandeiras na cerimônia de entrega nacional, que ocorre no dia 27 de outubro, em evento presencial na Tedesco Marina, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Neste ano, a temporada Bandeira Azul Brasil inicia no primeiro dia de novembro. 

A Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias e marinas que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão. A certificação não apenas realça a qualidade das praias e marinas, mas também promove o turismo sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. 

Neste ano, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul contou com a participação de organizações internacionais renomadas, como a FEE – Foundation for Environmental Education; IUCN – International Union for Conservation of Nature; UNESCO – United Nations Educational Scientific and Cultural Organization; EUCC – European Union for Coastal Conservation; European Environment Agency; UNEP – United Nations Environmental Program; WTO – World Tourism Organization; WHO – World Health Organization; ILS – International Life Saving Association; ICOMIA – International Council of Marine Industry Association;  ENAT – European Network for Accessible Tourism e WCA – World Cetacean Alliance.

TEM CIDADE BUSCANDO MAIS CERTIFICAÇÕES

Em meio às comemorações em relação à renovação da Bandeira Azul do Peró, o município de Cabo Frio comunicou que foram aprovadas as inscrições das praias do Foguete e do Pontal do Peró no programa. Ambas as orlas agora estão na fase piloto para receber a certificação internacional.

Praia do Foguete, em Cabo Frio | Imagem: internet/ reprodução

De acordo com a bióloga e coordenadora local do Programa Bandeira Azul, em Cabo Frio, Luísa Rieth, o fato do Peró se manter no programa por seis temporadas ininterruptas, a aceitacao da inscrição de mais duas praias significa grande avanço para o município.

“A Bandeira Azul é fruto de uma gestão ambiental participativa, junto à Comunidade do Peró, que não mede esforços para mantê-la. Através do comitê gestor local, que reúne Sociedade Civil e Poder Público, trabalhamos no atendimento aos critérios do programa, em prol da conservação da Praia do Peró. Agradecemos o comprometimento de toda a comunidade envolvida, seguiremos dedicados, sempre buscando garantir um ambiente costeiro ecologicamente equilibrado para todas e todos. Com a aprovação de mais duas praias na fase piloto do programa, avançamos muito e esperamos ter não apenas uma, mas três bandeiras azul hasteadas em Cabo Frio em breve”, destacou Luísa Rieth.

CONFIRA A LISTA DE PRAIAS E MARINAS APROVADAS: 

Praias certificadas (Temporadas 2023/2024)

Renovações:

●    Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL

●     Praia de Paraíso, Guarajuba, Camaçari – BA

●      Praia da Espera, Itacimirim, Camaçari – BA

●      Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA

●      Praia do Cumbuco, Caucaia – CE

●     Praia do Forno, Armação de Búzios – RJ

●      Praia do Peró, Cabo Frio – RJ

●      Praia do Sossego, Niterói – RJ

●      Praia das Pedras de  Itaúna, Saquarema – RJ

●      Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC

●      Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC

●      Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – SC

●      Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC

●      Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC

●      Praia de Mariscal, Bombinhas – SC

●      Praia da Conceição, Bombinhas – SC

●      Lagoa do Peri, Florianópolis – SC

●      Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC

●      Praia do Ervino, São Francisco do Sul – SC

●     Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC

●     Praia Grande, São Francisco do Sul – SC

●     Praia da Saudade, São Francisco do Sul – SC

●     Praia do Tombo, Guarujá – SP 

Primeira temporada:

●    Praia da Viração, Salvador – BA 

●    Praia da Azeda Azedinha, Armação de Búzios – RJ 

●    Praia de Ubás, Iguaba Grande – RJ 

●    Prainha, Rio de Janeiro – RJ 

●    Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ 

●    Praia das Pedras de Sapatiba, São Pedro da Aldeia – RJ 

●     Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras – SC

●     Prainha de Itá, Itá – SC

Marinas certificadas (Temporadas 2023/2024)

Renovações:

●     Yacht Clube da Bahia, Salvador – BA

●     Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ

●      Iate Clube de Santos, Angra dos Reis – RJ

●      Tedesco Marina, Balneário Camboriú – SC

●      Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis – SC

●      Marina da Conceição, Florianópolis – SC

●      Marina Itajaí, Itajaí – SC

●      Iate Clube de Santos, Guarujá – SP

●      Marinas Nacionais, Guarujá – SP

●      Voga Marine, Ubatuba – SP

●      Marina Kauai, Ubatuba – SP

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo