O píer dos pescadores, na orla da Praia do Siqueira, recebe a primeira edição da Mostra Cabana do Pescador. O evento teve início na quinta-feira (12), que marca o feriado dedicado à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
A Mostra acontece até o próximo domingo (15), sempre das 12h às 19h, com diversas atividades, como passeios de barco pela Laguna de Araruama; exposição e venda de biojoias (acessórios feitos com material orgânico encontrado na natureza, como escama de peixe) e exposição de artes de pesca. O evento terá ainda música ao vivo e comercialização de alimentos.
O passeio pela Laguna inclui a passagem por diversos locais como Dormitório das Graças, Ilha do Anjo, e Ilha da Conceição, entre outros pontos. São três modalidades de passeio, com cinco saídas previstas, a partir do píer, às 10h, 11h30, 13h, 14h30 e 16h. A atividade será realizada pelos guias de turismo de base comunitária que se formaram esse ano.
A secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Paula Pinheiro, ressaltou a importância de desenvolver esse tipo de atividade turística.
“O turismo de base comunitária com passeio de barco é uma abordagem que busca envolver ativamente as comunidades locais na oferta de experiências turísticas autênticas e sustentáveis. Promovendo o desenvolvimento econômico das comunidades, ao mesmo tempo em que preserva e valoriza a cultura e o meio ambiente locais”, explica a secretária.
Promovido pela Colônia de Pescadores Z-4, de Cabo Frio, o evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.