InícioRegião dos LagosCabo FrioPraia do Peró, em Cabo Frio, hasteia Bandeira Azul pelo sexto ano...

Praia do Peró, em Cabo Frio, hasteia Bandeira Azul pelo sexto ano consecutivo

A cerimônia acontece na quinta-feira (7), às 9h

A Praia do Peró, em Cabo Frio, vai hastear a Bandeira Azul pelo sexto ano consecutivo. A cerimônia acontece na quinta-feira (7), às 9h. O anúncio foi feito pela coordenadora do projeto, Luísa Rieth, durante a reunião ordinária do Conselho Gestor da Bandeira Azul do Peró.

A conquista da Bandeira Azul pela Praia do Peró é um reconhecimento internacional da qualidade ambiental e de seu compromisso com a preservação do meio ambiente. A praia atende a 34 critérios rigorosos, que incluem a qualidade da água, segurança, gestão, educação ambiental e envolvimento da comunidade local.

A reunião ocorreu após visita de surpresa da coordenadora nacional do projeto, Leana Bernardi. A inspeção de rotina é feita todos os anos para que as praias e marinas certificadas sigam os requisitos necessários para a manutenção do selo no ano seguinte.

As observações feitas pela coordenadora foram apresentadas na reunião do Conselho Gestor e encaminhadas aos diversos setores da Prefeitura, que é a gestora do projeto. Entre elas estão melhorias na proteção dos pomares de ipomeias (plantas fixadoras de areia) e melhoria nos acessos ao mar para portadores de necessidades especiais.

FISCALIZAÇÃO

Durante a reunião, integrantes do Conselho Gestor, Guardas Marítimos e representantes da comunidade pediram melhorias no esquema de fiscalização da orla do Peró, em especial no trecho certificado. Relataram constantes invasões de carros da orla (onde só é permitido veículos de socorro, carga e descarga, pedestres e ciclistas por falta de vigilância na corrente que controla a entrada. Reclamaram também da falta de ações ambientais e repressivas para banhistas que alimentam gaivotas e da proliferação do aluguel de mesas e cadeiras em áreas destinadas ao público na areia (entre o espaço destinado às mesas dos quiosques). Segundo moradores, há venda de quentinhas e outros alimentos perecíveis na areia por falta de fiscalização dos setores responsáveis.

Além dos integrantes do Conselho Gestor, participaram do encontro representantes da comunidade do Peró, Guarda Marítima, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente, de Obras e, de Educação. A Guarda Municipal de Cabo Frio, responsável pela segurança da orla juntamente com a PM, não mandou representante.

PONTAL DO PERÓ

Representantes do Grupo Gestor também participaram de reunião no Pontal do Peró e na Praia do Foguete, que são candidatas a Bandeira Azul e já podem ter projetos pilotos na próxima temporada.

“A reunião foi muito produtiva. Discutimos a questão guarda-vidas, construção de banheiros e infraestrutura como um todo no Pontal do Peró, tendo o projeto elaborado de acordo com as técnicas de proteção à natureza elaborados pela arquiteta Anne Apicello”, disse a ambientalista Marta Rocha, dos Amigos do Peró.

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo