back to top
23/11/2024 — 10:27
  (Horário de Brasília)

Praia do Peró, em Cabo Frio, é eleita uma das melhores da América Latina

Lista, que inclui ainda a Prainha, no Rio de Janeiro, e as praias de Nossa Senhora de Guadalupe e do Sargi, na Bahia, foi elaborada por uma rede de 300 especialistas em praias latino-americanas, que avaliaram um total de 50 praias da região

Compartilhe

A praias do Peró, localizada em Cabo Frio, foi reconhecida como uma das dez melhores praias da América Latina. A lista, que inclui ainda a Prainha, no Rio de Janeiro, e as praias de Nossa Senhora de Guadalupe e do Sargi, na Bahia, foi elaborada por uma rede de 300 especialistas em praias latino-americanas, que avaliaram um total de 50 praias da região.

A pré-avaliação das praias foi realizada por 25 membros da Rede Proplayas, a maior rede latino-americana de gestão e certificação de praias. O resultado foi divulgado no Canadá, no Dia Mundial dos Oceanos, nesta quinta-feira (8). Das quatro praias brasileiras escolhidas, três possuem a Bandeira Azul, um certificado internacional de qualidade ambiental. A única exceção é a praia do Sargi.

A escolha das praias foi baseada em critérios científicos, que incluem a qualidade da paisagem, infraestrutura, acessibilidade, qualidade da água e turismo sustentável. A pesquisa foi coordenada pela brasileira Elaine Oliveira, pesquisadora que possui mestrado em Portugal e na Colômbia.

Segundo o ex-coordenador da Rede Proplayas por nove anos, o pesquisador colombiano Camilo Botero, este ranking proporciona aos turistas e gestores a oportunidade de conhecer as melhores praias do continente, não apenas pela beleza paisagística, mas também pela qualidade ambiental, segurança e proteção do ecossistema.

Botero destacou a importância desse ranking, que será divulgado anualmente no Dia Mundial dos Oceanos, para conscientizar sobre a importância de visitar destinos que preservam as praias como ecossistemas, em vez de promover um turismo em massa que prejudica as melhores praias.

A espanhola Paloma Arias, ex-coordenadora do projeto Bandeira Azul na Praia do Peró, ressaltou a relevância da pesquisa para o meio ambiente e o turismo. Ela enfatizou que o ranking confirma o acerto dos municípios brasileiros que investiram na certificação da Bandeira Azul. As praias com esse selo são gerenciadas de forma ordenada, com monitoramento da qualidade da água a cada 20 dias sob supervisão da coordenação nacional do projeto. Arias expressou satisfação com o resultado, comemorando o resultado do trabalho da comunidade e da prefeitura ao longo de sete anos.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Sol (Condetur), Marco Navega, também celebrou o reconhecimento, destacando sua importância para o turismo sustentável não apenas no Peró, mas também em outros municípios do Rio de Janeiro que já possuem ou buscam praias certificadas com a Bandeira Azul.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo