A Praia da Ponta da Farinha, em Iguaba Grande, conquistou o 9º lugar entre os melhores litorais rurais da América Latina. A avaliação foi realizada pela Rede Proplayas, a maior rede latino-americana de gestão e certificação de praias.
O estudo, que avalia paisagem, infraestrutura, acessibilidade, qualidade da água e turismo sustentável com base em métodos científicos, identificou a Ponta da Farinha como uma das quatro praias ruais, ou seja, aquelas que não urbanizadas, brasileiras no ranking.
A praia obteve uma pontuação de 0,837 em uma escala de 0 a 1, considerando critérios como qualidade, conservação, lazer, proteção e saneamento. O resultado foi divulgado em 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos. Vinicius Lavalle, secretário de Meio Ambiente da cidade, comemorou o reconhecimento, destacando que trata-se de “uma conquista” para a cidade.
“É uma honra recebermos mais uma conquista de reconhecimento internacional nas praias da nossa cidade. O ecossistema das nossas áreas de proteção ambiental é muito variado. A Ponta da Farinha é um local que atrai muitos visitantes, com uma beleza natural única. Essa conquista é a prova do trabalho que estamos realizando no Meio Ambiente. Tenho certeza de que é mais um passo para aumentarmos cada vez mais a sustentabilidade na nossa lagoa”, ressaltou Lavalle.
Localizada na Área de Proteção Ambiental do Morro do Governo, a Ponta da Farinha é conhecida por sua fauna e flora diversificadas, com espécies raras e típicas da região. Suas águas são cristalinas, tranquilas e quentes.
De acordo com Elaine Oliveira, coordenadora do Projeto Ranking de Praias, “a rede funciona desde 2008, sendo o maior grupo de investigação com temas relacionados a praias do continente. Ela é composta por diferentes grupos em mais de 17 países. O ranking é atualizado anualmente com base em diversos artigos científicos.”
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.