04/11/2025 — 15:24
  (Horário de Brasília)

Posto do BPTur será inaugurado em dezembro no Peró, em Cabo Frio, para reforçar segurança na Costa do Sol

Unidade especializada da Polícia Militar vai funcionar na Praça do Moinho e atuará em apoio ao 25º BPM. Reuniões também discutiram ordenamento, saneamento e revitalização do bairro

Compartilhe

O posto avançado do Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPTur) da Costa do Sol deve começar a funcionar em dezembro, na Praça do Moinho, no bairro Peró, em Cabo Frio. O anúncio foi feito pelo coronel Leandro dos Santos Carvalho, secretário municipal de Ordem Pública e Segurança, durante a reunião do Conselho Gestor do programa Bandeira Azul da Praia do Peró.

O projeto foi apresentado ao secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, e já tem autorização do prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho, para início das obras — previstas para começar na próxima semana. A estrutura vai ocupar o prédio atualmente utilizado pela Guarda Municipal e será adaptada para receber uma sala de atendimento e um espaço exclusivo para o batalhão.

O BPTur é uma unidade especializada da PM que atua em áreas turísticas com policiais bilíngues, oferecendo suporte à segurança de moradores e visitantes. Na Costa do Sol, o batalhão prestará apoio ao 25º BPM, responsável pelo policiamento de sete municípios.

Durante o encontro, que também tratou de temas como ordenamento e saneamento, o coronel Leandro afirmou que o Peró receberá atenção especial na alta temporada, com reforço nas equipes de fiscalização. O objetivo é coibir irregularidades como comércio não autorizado, caixas de som em horários proibidos, aluguel irregular de mesas e cadeiras e venda de quentinhas na praia.

A reunião contou ainda com críticas de moradores à concessionária Prolagos, devido a vazamentos de esgoto na orla, onde funcionam 17 quiosques. Representantes da empresa informaram que as intervenções dependem de autorização da Prefeitura, mas prometeram intensificar as ações de manutenção e o uso do caminhão “vacol” para minimizar os problemas de saneamento.

Outro tema em pauta foi o destino da Cabana do Pescador, patrimônio tombado pelo município e pelo estado. O novo projeto para o espaço — que prevê a instalação de um museu, área de exposições e espaço para cerimônias com vista para as praias do Peró e das Conchas — foi aprovado pelo Ministério Público Federal e aguarda apenas o parecer do INEA.

Moradores e comerciantes também solicitaram a revitalização da Praça do Moinho antes da chegada do BPTur e pediram melhorias na iluminação, arborização e mobiliário urbano. A comunidade defende ainda um plano emergencial de mobilidade para o verão, devido à redução de vagas de estacionamento nas praias próximas.

O vereador Alfredo Gonçalves, que participou dos encontros, informou que vai apresentar uma moção de aplausos ao coronel Menezes pela instalação do BPTur e reiterou o pedido de uma ambulância fixa no Peró durante a alta temporada. Ele também destacou o projeto de lei que propõe transformar o bairro no primeiro “Bairro Azul” do país, ampliando as ações do programa Bandeira Azul para toda a comunidade.

540784618 25458278827094556 134649635805596670 n
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias