Luís Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito, tomará posse neste domingo (1º), a partir das 15h. A cerimônia terá início às 13h. Ele e o vice-presidente Geraldo Alckmin governarão o Brasil de 2023 até 2026.
O público vai acompanhar o desfile de Lula e Alckmin até o Congresso Nacional a partir das 14h30. O presidente subirá a rampa a partir das 16h30.
A passagem da faixa presidencial será transmitida por telões. Como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) viajou na última sexta-feira (30) para os EUA, não estará presente na posse e não realizará o rito de passagem.
Ainda na sexta-feira, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, foi questionada pela Globo News sobre quem fará a entrega da faixa, mas não entrou em detalhes. “O povo”, respondeu.
Portanto, não se sabe até o momento quem deve passar a faixa para Lula. A equipe de organização do evento, que é comandada pela primeira-dama Janja da Silva, afirmou que pretende fazer uma “surpresa”.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.