Em Cabo Frio, a manhã desta quarta-feira (4) começou complicada para os que precisavam utilizar qualquer dispositivo ligado à energia elétrica, seja para trabalhar ou realizar suas tarefas, por conta dos constantes picos de luz. A redação do Portal RC24h, que fica no bairro Palmeiras, inclusive, foi atingido e esteve, por mais de cinco vezes, com a energia oscilando.
Conversando e lendo relatos de populares, foi observado que, em algumas localidades, as inconstâncias na luz vinham desde a noite desta terça-feira (3) e que, além disso, não é uma situação exclusiva da cidade cabo-friense, já que se repete por toda a Região dos Lagos.
Algumas publicações em redes sociais mostram como os clientes estão insatisfeitos com a empresa responsável, a Enel Distribuição Rio. Dentre os comentários, o que chama atenção é que diversas pessoas já foram lesionados pelas quedas de energia, tendo objetos como televisão e geladeira estragados. Além disso, pode-se observar que a situação se estende por vários bairros:
A reportagem entrou em contato com a Enel que, em nota, respondeu que:
“Por volta das 11h de hoje (4), ocorreu um desarme na região do Portinho, em Cabo Frio, após um galho de árvore ter caído sobre a rede elétrica. A recomposição de cargas e normalização do fornecimento aos clientes afetados exigiram manobras que poderiam gerar oscilações pontuais. A distribuidora acrescenta que, em relação a eventuais danos a equipamentos eletroeletrônicos provocados por eventos elétricos associados à rede de distribuição de energia elétrica, segue o que determina a ANEEL por meio da Resolução nº1000/2021 e pelo módulo 9 dos Procedimentos de Distribuição (PRODIST), onde constam os critérios de ressarcimento de danos a serem adotados pelas distribuidoras de energia elétrica.
A companhia acrescenta que o cliente pode dar entrada na solicitação de ressarcimento atendendo aos seguintes requisitos:
• Ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência;
• Informar a data e o horário prováveis da ocorrência que o cliente acredita que tenha causado o dano;
• Relatar o problema apresentado;
• Descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo,
ano de fabricação etc.
Os clientes da Enel Rio podem entrar em contato pela Central de Relacionamento (0800 280 0120) ou buscar atendimento presencial nas lojas de atendimento. Mais informações no site“.