Um decreto municipal assinado pela prefeita Magdala Furtado (PV) na última sexta-feira (20) está gerando indignação entre servidores de Cabo Frio. A medida estabelece ponto facultativo entre segunda (23) e terça-feira (24), além dos dias 30 e 31, o que levantou dúvidas sobre o repasse dos salários e 13º de diversas categorias que ainda não foram devidamente pagas.
Na sexta-feira, a prefeitura informou que servidores efetivos, profissionais da Saúde que atuam em emergências e funcionários da COMSERCAF já poderiam verificar o pagamento. No entanto, trabalhadores de diversas áreas relatam que não houve repasse até o momento e que aguardavam a segunda-feira para que os valores fossem depositados. No entanto, os pontos facultativos geraram dúvidas enquanto ao repasse.
Conforme circulava entre os professores, o pagamento do salário seria efetuado na terça-feira (24), com o depósito liberado nos bancos na segunda-feira (23). Já o restante do 13º salário estaria previsto para a segunda-feira seguinte (30). Contudo, o decreto que estabeleceu ponto facultativo nas datas mencionadas levantou preocupações entre os trabalhadores sobre possíveis atrasos nos repasses.
O decreto publicado pela prefeitura estabelece ponto facultativo garante o funcionamento apenas dos serviços essenciais, como atendimentos médicos, limpeza urbana e atividades da Guarda Municipal. Não há menção sobre medidas para assegurar o processamento de pagamentos nesse período.
O Portal RC24h entrou em contato com a prefeitura para buscar esclarecimentos sobre a situação e questionar se haverá regularização dos repasses ainda esta semana. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).