06/05/2025 — 20:16
  (Horário de Brasília)

Ponto de Cultura Coletivo GRIOT recebe inscrições para oficinas de percussão feminina e dança afro em Cabo Frio

Encontros conduzidos pela Professora e Mestra Márcia Fonseca acontecem às segundas e quintas-feiras, às 19h, no espaço do grupo, no Centro

Compartilhe

O Ponto de Cultura Coletivo GRIOT está recebendo inscrições para o ciclo de 2025 de suas oficinas de percussão para mulheres (Tambor de Iaiá) e de dança afro, que começam nos próximos dias, em Cabo Frio. Os encontros acontecem todas as segundas (percussão) e quintas-feiras (dança), às 19h, no espaço do grupo, que fica no Centro, próximo à rodoviária.

As aulas serão conduzidas pela Mestra em Cultura Popular, batuqueira, bailarina, coreógrafa e pós-graduada em História e Cultura Afro-brasileira, professora Márcia Fonseca, também conhecida como Mestra Fulô.

Para se inscrever, é preciso entrar no link que está na bio do perfil do GRIOT no Instagram (@griot_cabofrio). Para tirar dúvidas e obter outras informações, basta entrar em contato pelo WhatsApp (022) 99953-1204.

As aulas de percussão do Tambor de Iaiá são realizadas desde 2017 abordando, principalmente, o maracatu de baque virado e o afoxé. Por sua vez, as aulas de dança abordam o Jongo, o Coco, e danças para os orixás, entre outras manifestações. As aulas preparam os alunos para participar de apresentações e cortejos, como o que foi realizado em junho de 2024, no Canto da Praia do Forte.

SOBRE O GRIOT

O Coletivo GRIOT de Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro-Brasileiras existe desde 2008 na Região dos Lagos, com sede em Cabo Frio, pesquisando, difundindo memórias e contemporaneidades, em ações comprometidas com o antirracismo, com o protagonismo, a identidade e visibilidade cultural afrocentradas.

Há pouco mais de um ano, o GRIOT foi reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, em virtude da suas atividades culturais, que contribuem para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos da cidadania e da diversidade cultural do Brasil. Em julho de 2024, o Coletivo foi reconhecido como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O GRIOT desenvolve atividades de Jongo, Ciranda, Coco, Maracatu, dança afro contemporânea, de orixás, gestos, canto, percussão, de contação de história, culinária, exibição de filmes, literatura, palestras e outras ações.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias